As chuvas devem se intensificar no estado nesta segunda-feira, 20, mas especificamente, a partir das 18h25 (horário de Brasília), horário em que começa o outono. A estação, de transição entre o verão e o inverno, vai até o dia 21 de junho às 11h58.
Na primeira semana do outono, a previsão é de chuvas, ventos fortes e máximas maiores que 26°C em grande parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de água em Goiás, por exemplo, pode ultrapassar os 90 mm.
Na primeira semana da estação, Goiânia pode registrar entre 60 e 90 mm de chuva, com possibilidade de trovoadas. As temperaturas, por outro lado, devem continuar altas, podendo chegar a 30ºC, com mínima de 22ºC.
Centro-Oeste
No geral, a previsão é de muita chuva em quase todas as regiões do país. No Centro-Oeste, as temperaturas mínimas devem variar entre 22ºC e 26ºC. Em relação às chuvas, o volume esperado é o mesmo de Goiânia, conforme o Inmet.
Norte
No começo da estação, são previstos volumes de chuvas maiores que 60 mm em praticamente toda a região, com exceção de áreas centrais do Pará e do Tocantins, onde os totais de chuva podem superar os 90 mm.
Para o Norte, a previsão do Inmet indica maior probabilidade que as temperaturas fiquem entre 22 e 26°C em grande parte da região, até pelo menos o dia 29 de março.
Nordeste
Até o final do mês de março, os maiores volumes de chuva se concentrarão em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, sertão pernambucano e noroeste da Bahia. Segundo o Inmet, os volumes podem ultrapassar os 90 mm.
No agreste paraíbano e pernambucano, os totais de chuva serão menores e não devem ultrapassar os 30 mm.
Nas áreas de divisa entre os estados de Pernambuco e Bahia, as temperaturas podem ser maiores que 36°C nos próximos dias.
Sudeste
Em São Paulo, a máxima fica em 30ºC nesta segunda, 20, com possibilidade de chuva. Em relação à temperatura mínima, a previsão indica temperaturas mais amenas principalmente no centro-sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.
Para está segunda, as previsões também apontam muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.
Na região, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer a partir da terça, 21, principalmente em áreas do centro-sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde os volumes podem superar os 90 mm. Nas demais áreas, os volumes de chuva não devem ultrapassar 60 mm.
Para o outono, normalmente, existe uma redução das chuvas sobre o sudeste à medida que o outono se aproxima – dando início, assim como no Centro-Oeste, ao período seco.
Sul
Na Região Sul os maiores acumulados de chuva são previstos para o leste do Paraná e de Santa Catarina com volumes chegando a 70 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 30 mm.
Nesta segunda, 20, as temperaturas máximas devem chegar a 28ºC em Curitiba, 33°C em Porto Alegre e 31°C em Florianópolis.