UFG disponibiliza telescópios para população observar eclipse solar

O primeiro eclipse solar do ano ocorre neste domingo de carnaval (26/2), quando o movimento da lua em relação à Terra e ao sol bloqueia a passagem da luz solar. Para contemplar o fenômeno, o Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) disponibilizará à população telescópios com filtros adequados e seguros. Os equipamentos estarão acessíveis gratuitamente para observação das 10h30 às 12h30.

O bloqueio da luz solar será total no sul da Argentina e parcial nas diferentes regiões brasileiras. No Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do País, a porção máxima do Sol coberta será entre 0% e 70%. Em Goiás, o índice de cobertura vai ficar entre 20% e 39% e em Goiânia, cerca de 34%.

Cuidados

Especialistas orientam que a observação solar precisa ser realizada com a proteção dos olhos, devido à exposição aos raios ultravioletas. “No Planetário da UFG, o público poderá acompanhar o movimento da sombra da lua em cima do sol de forma segura e ainda receber explicações dos professores”, afirma o diretor do Planetário, Juan Bernardino Marques.

Segundo ele, a população deve evitar o uso de óculos escuros, papel laminado, filmes antigos de fotografia e chapas de raios X durante a observação. O professor explica que esses materiais não têm a capacidade de filtrar as radiações nocivas aos olhos.

Juan Bernardino Marques também apresenta outra opção. De acordo com ele, quem não puder ir ao Planetário e quiser observar o fenômeno com segurança pode comprar óculos especiais, geralmente encontrados na Internet. “Outro jeito criativo é fazer um furo bem pequeno em um pedaço de cartolina para projetar a luz do sol no chão”, explica.

Planetário

Todos os domingos, inclusive neste carnaval, o Planetário da UFG abre suas portas ao público para sessões de projeções sobre astronomia, orientadas por professores do Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade. As atividades ocorrem às 15h30 (infantil) e às 17 horas (adultos). Os preços são R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia entrada.

Fonte: Ascom UFG

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp