Governador Ronaldo Caiado abre primeiro dia do Goiás Feito à Mão

Governador Ronaldo Caiado abre primeiro dia do Goiás Feito à Mão

O governador Ronaldo Caiado abriu, neste sábado, 18, a segunda edição do Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa do Colégio Tecnológico (Cotec), realizada na Praça Cívica, em Goiânia. O evento com visitação gratuita segue hoje até às 16h e no domingo, 19, Dia do Artesão, terá programação das 8h às 12h.

A feira Goiás Feito à Mão

Realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, a feira conta com 35 estandes de trabalhos artesanais, além de atrações culturais, praça de alimentação e espaço para crianças.

Durante a visita ao espaço, o governador ressaltou o papel do Estado em disponibilizar formas de geração de renda à população, por meio de iniciativas como os cursos gratuitos de capacitação e qualificação oferecidos nos Cotecs. “Eu quero comemorar, no final do meu governo, quantas famílias tiramos da situação de vulnerabilidade, demos a elas a condição de ter uma profissão e ao mesmo tempo ganhar a vida com dignidade. É isso que se chama quebrar o ciclo da pobreza”, afirmou.

Para o secretário da Retomada, César Moura, o projeto fortalece a autoestima dos artesãos e a tradição das feiras de artesanato na capital, além de ser uma oportunidade de negócio. “A praça de alimentação é comandada por alunos do Cotec, pessoas vulneráveis que fizeram curso, receberam Crédito Social e estão agora na segunda parte do curso sobre como começar a produzir e conquistar o próprio sustento”, disse.

Em uma estrutura coberta, os visitantes também podem conhecer mais sobre a Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás, a Associação dos Artistas e Artesãos de Alexânia e diversos artesãos que receberam incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Programação

No domingo, o Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto a partir das 9h. A agenda do dia também inclui uma oficina gratuita de fibras com a mestre artesã Fatinha Bastos, com início às 10h e participação aberta a todos, sem necessidade de inscrição.

A Goiás Feito à Mão é uma realização do Goiás Social e do Cotec, com apoio da Organização das Voluntárias de Goiás, OCB-GO, Sebrae, Universidade Federal de Goiás, TV Brasil Central, Gabinete de Políticas Sociais, e das secretarias de Estado de Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e Cultura.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos