Goiânia realiza atividades com alunos do Futebol de Down, nesta terça-feira, 21

A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta terça-feira, 21, em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, atividades com alunos do Futebol de Down, coordenado pela Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP). Ação será no Centro de Referência Paralímpico (CRP), localizado no Colégio Estadual Dom Abel, Setor Leste Universitário, a partir das 17h30.

“Quando apoiamos o esporte, incentivamos fortemente a inclusão social e a interação. A inclusão, por meio do esporte, traz maior integração entre o corpo e a mente. Essas crianças precisam se sentir inseridas, e, neste caso, também os pais destes jovens”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

A ação contará com atividades de recreação e lazer, como futebol de sabão e cama elástica, para alunos do projeto e seus pais. Após as atividades, será oferecido lanche comunitário de confraternização para os familiares, alunos e servidores da SMESP.

“Dentre os benefícios que a prática esportiva proporciona, destacam-se o aumento da capacidade muscular e cardiorrespiratória, o equilíbrio e a coordenação motora. Esse direito ao movimento e ao esporte proporciona mudanças valiosas, físicas e mentais nessas pessoas”, observa o prefeito.

Segundo o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, a modalidade paralímpica foi uma das últimas a serem inseridas na diretoria de paradesporto, e registra procura pelos pais para integrar seus filhos a uma modalidade esportiva.

Fayda Albernaz, de 42 anos, conta que seu filho, Marcos Paulo, de 10 anos, apresentou melhora no condicionamento físico e nas relações sociais após começar a praticar Futebol de Down. As aulas do Futebol de Down na modalidade futsal foram iniciadas em novembro de 2022, e são realizadas toda terça-feira e quinta-feira, das 17h às 18h30.

“Isso mostra o quanto o esporte é agregador, sendo uma ferramenta social de interação, integração e inclusão, além dos benefícios físicos”, assinala o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação Natal Integrado reduz roubos e furtos no comércio

A Operação Natal Integrado, desenvolvida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), demonstra resultados positivos ao final da primeira semana de ações. De acordo com a pasta, houve redução nos crimes de roubo e furto a comércio no estado, com emprego de efetivo reforçado em 40% para garantir segurança a lojistas e consumidores.

Dados da pasta apontam o registro de oito roubos a comércio do dia 14, quando a iniciativa foi lançada, até 21 de novembro. No comparativo com as mesmas datas de 2023, há uma queda de 46,7% nas ocorrências, já que houve 15 casos no ano passado. Sobre os furtos, são 222 ocorrências no mesmo período de 2024, contra 247 em 2023, o que equivale a uma queda de 10,1%.

Natal Integrado

O incremento no policiamento atende a uma determinação do governador Ronaldo Caiado, que, na ocasião do lançamento, destacou a importância do trabalho. “O crime contra a vida é, sem dúvida alguma, o de maior relevância que temos de combater com austeridade, mas todos os demais crimes têm de ser confrontados com a mesma eficiência e rigidez”, disse.

A operação tem atuação conjunta das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros, além de apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal. O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destaca que as ações vão continuar. “Este primeiro balanço já mostra que estamos promovendo segurança ao comerciante e aos clientes. Serão 45 dias de operação”, frisou.

Com duração até o final de dezembro, o trabalho busca não apenas reduzir a criminalidade, mas também reforçar a sensação de segurança para lojistas e consumidores durante o período natalino. Em Goiânia, alguns dos locais que recebem atenção especial são as regiões Central, Bairro Campinas e Rua 44, nas proximidades da rodoviária.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp