Mais da metade da população brasileira gostaria de ter uma terceira via política para evitar a polarização no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pelo IPEC, divulgada no último domingo, 19.
Os dados do levantamento mostram que 57% das pessoas concordam na íntegra ou de forma parcial com a proposta de uma terceira via de escolha para governar o país.
Porém, cerca de 27% discordam totalmente ou em partes da afirmação e ainda um total de 5%, afirmou nem concordar, nem discordar. Já 11% da população não soube responder a pesquisa ou não respondeu.
O levantamento também abordou e mediu a avaliação da administração do presidente Lula do PT, onde 41% dos brasileiros classificam o governo atual como bom ou ótimo. Cerca de 24% da população avaliou como péssimo ou ruim e 30% considerou a atuação do governo regular.
Lula
O início do terceiro mandato de Lula recebeu avaliação maior do que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que recebeu somente 34% de aprovação em março de 2019. O governo Dilma de 2015 recebeu somente 12% de aprovação da população, mas a margem positiva de avaliação do atual presidente não ultrapassou o primeiro mandato de Dilma, que recebeu 56% de aprovação.
Já os mandatos de Lula nos anos de 2003 e 2007 receberam 51% e 49% de aprovação de acordo com o levantamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março deste ano, com mais de 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.