Mandantes de roubo a joalheria de shopping vendiam joias em loja própria

O pai e o filho, apontados como mandantes do roubo a joalheria do Shopping Flamboyant, em Goiânia, vendiam os produtos roubados em uma loja própria, em São Paulo. Segundo a Polícia Civil (PC), a dupla é responsável por 16 roubos a shoppings na cidade paulista. 

A corporação, inclusive, afirmou que os suspeitos possuem uma joalheria, onde trabalham com o comércio de ouro. Porém, a empresa serviria como fachada para a venda dos produtos de luxo roubados. 

Roubo joalheria 

O roubo à joalheria do shopping ocorreu em novembro do ano passado. No dia seguinte ao roubo, parte do grupo foi achado em uma chácara em Senado Canedo. A Polícia Militar (PM) informou que eles alugaram a chácara para se esconder antes de ir embora para São Paulo.

No local, equipes da Rotam foram recebidas a tiros  e acabaram matando cinco homens, segundo a corporação. Com os suspeitos, a PM apreendeu dois carros roubados, cinco armas de fogo e jóias. De acordo com a loja, foram levados cerca de 70 relógios, canetas e abotoaduras, avaliados em R$ 1,5 milhão.

As imagens de câmera de segurança registraram o momento em que dois homens entraram na loja, renderam clientes e um funcionário, que abriu os mostruários para um deles pegar relógios, canetas e joias de marcas luxuosas, como Rolex, Mont Blanc, Cartier e Tag Heuer.

Eles usaram roupas idênticas durante o assalto: casacos azuis, bonés brancos e máscaras de proteção facial. Um deles sacou um revólver e mostrou ao funcionário e clientes que estavam na loja.

Em seguida, um assaltante caminha e chama o funcionário para abrir gavetas e mostruários. Assim, ele pega as joias e guarda numa mochila. A ação dura pouco mais de dois minutos, e os dois homens saem da loja.

Dias antes do assalto, duas mulheres visitaram o shopping para fazer reconhecimento do local e da movimentação na loja. Elas foram presas no dia em que os suspeitos morreram na ação policial. Durante o reconhecimento, elas fingiram que faziam selfies para filmar a loja.

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Procon Goiás aponta variação de preços de presentes de Natal em 184%

O Natal está chegando e para orientar o consumidor que ainda vai às compras, o Procon Goiás realizou uma pesquisa com os itens mais procurados neste período, como perfumes, maquiagens, óculos, livros, tênis, eletrônicos e brinquedos. Somente em Goiânia, o levantamento foi realizado com 46 produtos de 31 estabelecimentos, dos dias 09 a 13 dezembro, e apontou diferenças superiores a 184% nos valores.

A boneca Barbie foi o item com maior variação na pesquisa, chegando a 184,33%. O produto está sendo comercializado de R$ 69,99 a R$ 199 nas lojas de Goiânia e região metropolitana. Entre os eletroeletrônicos também houve oscilação na chapinha Gama Italy, encontrada pelos pesquisadores entre R$ 69,90 e R$ 149, diferença de mais de 113%.

O levantamento também encontrou variação de 142,43% nos preços do brinquedo Hot Wheels City Transportador, que oscilaram entre R$ 329,99 e R$ 799,99, e de 107,99% na base Mari Maria, que pode ser encontrada com preços entre R$ 39,99 e R$ 82,99. A pesquisa completa, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.

Pesquisa em Anápolis

O Procon Goiás também realizou um comparativo nas lojas de Anápolis. No município, 43 itens de 21 estabelecimentos participaram do levantamento, que ocorreu dos dias 09 a 11 de dezembro.

O livro Você Pode Curar sua Vida, da escritora Louise L. Hay, foi o item com maior variação, chegando a 174,64%. O produto está sendo comercializado de R$ 19,99 a R$ 54,90. A base Mari Maria Make-up também apresentou uma grande diferença de preços nas lojas de Anápolis. O item foi encontrado sendo comercializado de R$ 35,99 a R$ 79,99 chegando a 122% de variação.

Orientações

Pela variação considerável nos preços de um mesmo produto, o Procon Goiás orienta que o consumidor realize uma pesquisa antes de comprar qualquer presente para analisar os preços e as promoções de cada estabelecimento. O comprador também deve avaliar a qualidade dos itens para evitar a compra produtos danificados.

Vale lembrar que o consumidor pode pedir para abrir a embalagem para verificar que não há nenhum defeito, além de fazer os testes na loja quando se tratar de produto eletrônico. É importante estar atento também à política de troca de cada estabelecimento, já que o fornecedor não é obrigado a realizar trocas em razão de cor ou tamanho, somente em caso de produtos com defeito.

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