Comida di Buteco 2023 será realizado de 7 de abril a 7 de maio no circuito Goiás

No período de 7 de abril a 7 de maio, 59 estabelecimentos do circuito Goiás (Goiânia e Aparecida de Goiânia) vão participar do Comida di Buteco 2023. O concurso vai eleger o melhor boteco de Goiás. A cada dois anos, a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. A edição deste ano trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias – que são utilizadas nas cozinhas de todo o País, aceitam apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os botecos possam explorar e abusar da criatividade. Em 2023, os petiscos terão preço fixo de R$ 30,00.

A novidade nacional é que o concurso ganha quatro novos circuitos – Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville -, alcançando 24 circuitos no total e 50 cidades participantes. Todos os circuitos vão eleger os melhores de seus locais e depois os vencedores concorrerão ao título de melhor do País. Em Goiás, o anúncio do campeão será no dia 23 de maio, em local a confirmar.

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País e chegou a 23ª edição nacional. Em Goiás, o concurso está na 15ª edição, em 2023. Em 2021, teve a participação de 480 botecos, ampliou a presença de estabelecimentos no ano passado, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do País, e agora, em 2023, bate recorde, com 1.000 botecos participantes em todo o Brasil.

Mecânica de participação e premiação

O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Boteco de cada circuito e não o melhor petisco. Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, quando a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os vencedores para que seja eleito, então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Transformação

Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o Comida di Buteco segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos botecos participantes e promovendo desenvolvimento sócioeconômico.

Em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:
• +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos botecos
• 900 mil votos
• 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso
• 10 milhões de alcance nas redes sociais
• 9 milhões de pageviews no site
• Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema
• 100 mil turistas presentes nos circuitos
• + de 8 mil empregos gerados

Perfis

Com o foco de ‘transformar vidas’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como fontes financiadoras; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do boteco – gera empregos, impostos, turismo; e abrange grandes parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e, finalmente, o público, que visita e vota nos botecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca, de forma poderosa, toda a cadeia na qual o boteco está inserido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de SP é encontrada em Goiás após fugir para encontrar namorado virtual

Uma jovem de São Paulo foi encontrada nesta terça-feira, 17, em Aparecida de Goiânia após fugir de casa para se encontrar com um namorado virtual que conheceu em um jogo online. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a garota viajou de ônibus de Marília, no interior de São Paulo, no último sábado, 14, e desembarcou no munícipio para encontra o namorado.

Após o desaparecimento, a família da jovem denunciou o caso para a PM de São Paulo e autoridades realizaram buscas pela adolescente no município. A corporação, então, entrou em contato com a polícia de Goiás para auxílio na procura.

Diligências do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CRPM) encontraram a jovem no setor Cidade Vera Cruz. No local, a adolescente conversou com familiares e, ao ser questionada sobre o último contato com a família, contou que se despediu dos parentes e que não planejava retornar o contato por um longo período. “Eu falei que iria ficar um mês sem falar com eles”, afirmou.

A jovem e outros envolvidos no caso foram conduzidos pela Polícia Civil de Goiás até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde prestaram depoimentos.

A adolescente será encaminhada de volta para São Paulo e será acompanhada pelo Conselho Tutelar, além de serviços de proteção à infância e juventude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp