Corrida de aniversário do Parque Altamiro de Moura Pacheco acontece neste domingo, 26

Corrida para celebrar 30 anos do Parque Altamiro de Moura Pacheco acontece neste domingo, 26

Em comemoração alusiva aos 30 anos do Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), em Goiânia, e ao encerramento da Semana da Água, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove, neste domingo, 26, uma corrida dentro da unidade de preservação. A largada está marcada para as 8 horas.

As inscrições aconteceram no dia 12 de março e as vagas foram completamente preenchidas no mesmo dia. Os atletas inscritos deverão retirar os seus kits nesse sábado, 23, das 9h às 19h, na sala de yoga do Centro de Excelência do Esporte (cujo acesso se dá pela avenida Oeste, no setor Aeroporto, em Goiânia). O kit tem camiseta, bolsa e garrafa.

Os competidores se dividirão em categorias conforme a distância a ser percorrida (5km ou 10km) e ao gênero. Haverá também disputa entre crianças e entre pessoas deficientes. Os melhores colocados receberão troféus. Todos terão que levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) vai disponibilizar apoio estrutural para a realização da corrida e vai organizar a da Rua de Lazer, com recreadores, brinquedos e equipamentos e como cama elástica, futebol de sabão e tênis de mesa.

Sobre o parque

O Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco (Peamp) é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criada em 30 de dezembro de 1992 e, junto com o Parque Estadual do João Leite, ocupa uma área de 4.964 hectares.

O Peamp é cortado pela rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso. A entrada do parque está distante cerca de 12 km de Goiânia e 10 km de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas. Todo o percurso é feito em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação. O Peamp está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia. O nome do parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Brasil tem o passaporte mais forte da América Latina, segundo ranking de 2024

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking global de passaportes mais poderosos, de acordo com o Passport Index 2024, elaborado anualmente pela consultoria Arton Capital, especializada em cidadania e residência.

O avanço do passaporte brasileiro no ranking ocorre após o Japão dispensar a exigência de visto para brasileiros em viagens turísticas de até 90 dias. Atualmente, cidadãos brasileiros podem visitar 166 países sem a necessidade de visto prévio, consolidando o passaporte do Brasil como o mais forte da América Latina.

Para entrar no top 10, o Brasil precisaria que mais quatro países retirassem a exigência de visto, o que permitiria dividir a décima posição com Mônaco e a Malásia. No momento, 32 países ainda exigem visto dos brasileiros, incluindo Estados Unidos, Canadá, México, China e Austrália.

O passaporte mais poderoso do mundo é o dos Emirados Árabes Unidos, que permite a entrada em 180 países. Por outro lado, o passaporte da Síria ocupa a última posição do ranking, com acesso a apenas 40 países, sendo necessário visto para a grande maioria.

Ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2024:

  1. Emirados Árabes Unidos – 180 países
  2. Espanha – 179 países
  3. Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Noruega e Suíça – 178 países
  4. Suécia, Polônia e Hungria – 177 países
  5. República Tcheca, Coreia do Sul, Estônia, Croácia e Eslováquia – 176 países
  6. Japão, Eslovênia, Letônia, Nova Zelândia e Liechtenstein – 175 países
  7. Cingapura, Malta, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Romênia, Bulgária e Austrália – 174 países
  8. Estados Unidos e Islândia – 173 países
  9. Chipre – 172 países
  10. Malásia e Mônaco – 170 países

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp