A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), por meio do Batalhão Rural e do Batalhão Ambiental, desmontou três pontos em que ocorriam rinhas de galo. Após abordar um veículo no município de Indiara, na região sul do estado, as autoridades encontraram locais onde havia a prática criminosa, também em Jandaia, e prenderam quatro pessoas.
Rinhas de galo no interior de Goiás
Uma equipe do Batalhão Rural estava patrulhando a zona rural de Indiara quando abordou um veículo suspeito. Os policiais encontraram duas aves que estavam machucadas, despertando a teoria de que aconteciam rinhas de galo em algum lugar próximo dali.
Em Indiara e também em Jandaia, a cerca de 20 km de Indiara, os policiais se juntaram ao Batalhão Ambiental e iniciaram as diligências. Então, encontraram um local onde 180 galos de briga estavam em estado de cativeiro. Os responsáveis pela operação também apreenderam medicamentos, protetores de bicos, materiais cirúrgicos, dentre outros objetos para mutilação das aves.
As rinhas de galo são proibidas por uma lei de 1961, no mandato de Jânio Quadros. Elas entram no grupo de crimes ambientais, com pena de dois a cinco anos de prisão. Ainda, há o pagamento de multa e registro do nome no antecente criminal do indivíduo.
Confira o vídeo dos animais em cativeiro:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)