Governo de Goiás promove 5ª edição do Dignidade na Rua

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove a quinta edição do projeto Dignidade na Rua, nesta quinta-feira,30, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Os atendimentos serão realizados das 14h às 19h, com a inclusão de novos serviços, como uma oficina de alfabetização ministrada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e oferta de matrículas na rede estadual de ensino. A expectativa é atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Serão oferecidos em um mesmo local mais de 20 serviços em parceria com Prefeitura de Goiânia, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás, e ONG’s, entre outros. Entre as ações, estão emissão de documentos; encaminhamento para vagas de emprego; testes de HIV e sífilis; retificação de prenome e gênero e reconhecimento de paternidade, por meio do programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás.

Quem for ao Cepal do Setor Sul ainda vai receber almoço, lanche e jantar; banho; roupas; medicamentos e vacinas, incluindo a bivalente da Covid-19. Como parte da acolhida, haverá programação cultural e apresentações artísticas. Um micro-ônibus da Seds percorrerá alguns pontos da cidade para levar os interessados até o local do evento e deixá-los de volta, ao final.

O secretário Wellington Matos lembra que o primeiro Dignidade na Rua ocorreu em abril de 2022, ou seja, a cada dois meses, em média, um evento desta natureza foi realizado em menos de um ano. “E a cada edição, ele ganha proporções ainda maiores, com a adesão de novos parceiros. Agora mesmo, temos a Seduc que traz essa dimensão tão importante na vida de uma pessoa, a educação”.

Atendimentos disponíveis:

. Segunda vias de certidão de nascimento, casamento e óbito (Seds)
. Passaporte da Pessoa Idosa (Seds)
. Passe Livre da Pessoa com Deficiência (Seds)
. Carteira de Identificação do Autista (Seds)
. Corte de cabelo (Seds)
. Distribuição de roupas (Seds)
. Distribuição de absorventes (Seds)
. Inscrição ou atualização no CadÚnico (SEDHS)
. Casa da Acolhida (SEDHS)
. Comunidades terapêuticas (SEDHS)
. Demandas junto à justiça (TJ-GO)
. Programa Pai Presente (Corregedoria do TJ-GO)
. Vacinação contra COVID-19 (SES e Secretaria Municipal de Saúde)
. Distribuição de preservativos (SES)
. Emissão de documento de identidade (Instituto de Identificação – SSP)
. Oferta de empregos e cursos (Secretaria de Estado da Retomada)
. Assistência jurídica e retificação de nome e gênero (DPE-GO)
. Programa de localização e identificação de pessoas desaparecidas (MP-GO)
. Atendimentos jurídicos diversos (OAB-GO)
. Banho Solidário (Paróquia Nossa Sra. Aparecida e Sta. Edwiges)
. Estante Literária, com distribuição de livros (Secult)
. Oficina de Acolhida (Seduc)
. Atividades lúdicas (SMDHPA)
. Lanches e marmitas (OVG, Tio Cleobaldo e Ceasa)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos