A Tecnoshow Comigo terminou nesta sexta-feira, 31, com novos recordes de faturamento e público. De acordo com a organização do evento, a 20ª edição da feira alcançou R$ 11,1 bilhões em negócios e atraiu cerca de 138 mil pessoas. O Governo de Goiás participou do evento com palestras, reuniões, demonstrações técnicas, lançamentos de projetos e atendimentos a representantes de mais de 66 municípios.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) manteve programação intensa durante a feira, ao lado da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e de outros órgãos estaduais. Titular da Seapa, Tiago Mendonça avalia a participação do Governo de Goiás na feira como “extremamente positiva”.
“Foi uma oportunidade para olhar no olho do produtor goiano, ouvir o que ele tinha a dizer e também falar das nossas ações, sempre reiterando o apoio incondicional ao setor. Como o governador Caiado disse em seu discurso na abertura do evento, nossa história com o agro não começou ontem. Tem décadas. Sabemos da importância de quem produz alimentos, gera empregos e traz divisas”, ressaltou.
O secretário destaca que houve “diálogo franco e aberto” sobre temas importantes, como o Fundo de Infraestrutura do Estado (Fundeinfra). Em reconhecimento à relevância da feira, a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundeinfra ocorreu dentro da Tecnoshow, ainda no primeiro dia do evento, e contou com a participação do governador Ronaldo Caiado. “O que for decidido será licitado”, garantiu o chefe do Executivo, em relação à gestão democrática dos recursos.
Ao longo da semana, a equipe do Governo de Goiás prestigiou os lançamentos do 7º Desafio Agro Startup (Sistema Faeg/Senar/Ifag e Sebrae Goiás), da Interleite Brasil 2023 (Milkpoint) e do Programa Alimento Confiável (Sistema Fieg). A Seapa comandou ainda reuniões e atendimentos a 66 prefeitos e secretários municipais, além da apresentação do Plano Estadual de Bioinsumos, pioneiro no país.
Impacto
Ainda segundo a organização da Tecnoshow, a 20ª edição da feira foi responsável por 12,8 mil empregos diretos e indiretos apenas em Rio Verde. Nos cinco dias de evento, a rede hoteleira registrou 100% de ocupação e o comércio local movimentou R$ 92 milhões. O incremento na arrecadação de impostos municipais é estimado em 9%.