Governo de Goiás entrega mais 572 laboratórios para escolas de tempo integral

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregará 572 novos laboratórios de Biologia, Física, Química e Matemática para os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual de Educação, que ofertam o Ensino Médio. O valor total dos investimentos é de R$ 32 milhões. Os equipamentos começam a chegar nas unidades escolares neste mês.

Com o intuito de dar continuidade à entrega de recursos com vistas a melhorias de infraestrutura dos Cepis, iniciada em 2021, a Seduc atenderá todas as 190 unidades escolares de tempo integral. São 119 laboratórios de Física, 190 de Química, 96 de Biologia e 167 de Matemática.

De acordo com a diretora pedagógica da Seduc, Márcia Rocha, as unidades que já possuem os laboratórios de Biologia e Física, recebem os das demais áreas. “O objetivo da ação é garantir a qualidade das aulas disponibilizando materiais e equipamentos especializados aos estudantes e professores”, avalia.

Semanalmente, os alunos fazem o uso dos materiais, uma vez que a aprendizagem das “Práticas Experimentais” compõe a grade curricular do Ensino Médio. Para Márcia Rocha, a lógica desse ensino é, justamente, desenvolver nas aulas a experimentação a partir da utilização de cada laboratório. “O uso dos recursos possibilita que os jovens saiam do Ensino Médio com novas habilidades”.

Investimentos anteriores

Em abril de 2021, o Governo de Goiás dava início às entregas dos laboratórios de Física e Biologia nas unidades escolares de tempo integral da rede estadual. Na época, 150 laboratórios foram entregues para 86 escolas, em 50 municípios goianos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp