Na tarde desta terça-feira, 4, o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO) entrou em ação para efetuar o resgate de uma jiboia. A cobra, de aproximadamente um metro de comprimento, estava percorrendo uma rua de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Então, os moradores da região acionaram ajuda das autoridades, através do número 193.
O caso ocorreu no Bairro Friburgo A, na Cidade Ocidental, em Luziânia. Com o auxílio de um pinção e um recipiente de transporte de animais, os bombeiros resgataram a cobra, sem ferimentos, levando para uma área de cerrado nativo.
Confira o vídeo do resgate da jiboia em Luziânia:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Resgate de cobras e outros animais em Goiás
O número de resgates de animais peçonhentos em Goiás neste ano é, proporcionalmente, o maior desde 2019. De acordo com o CBMGO, foram 270 ocorrências até o último dia 24 de março, chegando a uma média de 3,25 casos por dia. Em 2019, a média foi de 3,83 casos por dia.
Segundo a Biblioteca Virtual da Saúde, do Ministério da Saúde, animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno e que o injetam com facilidade por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões. Os exemplos são serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e arraias.