Governo de Goiás reforça importância da doação de sangue no feriado

O Governo de Goiás, por meio da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), reforça a necessidade de doação de sangue no Estado, em especial dos tipos negativos A-, B-, O- e AB- . O pedido ocorre, sobretudo, com a aproximação do feriado prolongado da Semana Santa, com objetivo de garantir a manutenção do estoque de sangue e abastecer as 222 unidades de saúde atendidas no Estado pela rede.

Nesta quinta-feira, 6 em Goiânia, e nas unidades do interior situadas em Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis, o funcionamento será das 8h às 18 horas. Já na sexta-feira, 7, todas as unidades estarão fechadas. No sábado, 8, o Hemocentro Coordenador, em Goiânia, funciona das 8h às 12 horas. O Banco de Sangue do Hugol também funcionará na quinta-feira, 6, das 7h às 18h, fechando na sexta-feira e retornando as atividades no sábado das 7h às 12h.

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Os voluntários que apresentaram diagnóstico positivo, mas permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. Quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 no período de transmissibilidade pode doar sangue sete dias após o último contato.

Quem desejar doar sangue na Rede Hemo tem a oportunidade de agendar a doação, com antecedência, pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457, evitando aglomerações e garantindo a segurança de todos.

Horários especiais das unidades de coleta de sangue no Estado no feriado:
Hemocentro de Goiânia: 06/04 das 8h às 18h e 08/04 das 8h às 12h
Hemocentro de Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis: 06/04 das 8h às 18h
Banco de Sangue do Hugol: 06/04 das 7h às 18h30 e 08/04 das 7h às 12h

Unidade móvel
Coleta Externa com a Unidade Móvel da Rede Hemo
Quando: 08/04 das 8h às 16h
Onde: Praça Criativa, Senador Canedo (GO)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Leila Pereira é reeleita presidente do Palmeiras para mais três anos

Leila Pereira foi reeleita presidente do Palmeiras neste domingo, após votação realizada na assembleia de sócios do clube social. Com ampla vantagem, a atual dirigente venceu Savério Orlandi, da chapa “Palmeiras Minha Vida É Você”, por 2.295 votos a 858, além de 30 votos em branco, em um total de 3.183 eleitores.

O novo mandato, com duração de três anos, terá início em 15 de dezembro. Leila contará com a colaboração de quatro vice-presidentes: Maria Teresa Bellangero, Paulo Buosi, Everaldo Coelho e Márcio Martin.

Leila Pereira, natural de Cambuci (RJ), é formada em jornalismo e direito. Ela assumiu a liderança da Crefisa, patrocinadora do Palmeiras, em 2008, e consolidou uma relação estreita com o clube a partir de 2015, ao lado de seu marido, José Roberto Lamacchia, por meio de uma parceria de sucesso que já resultou em 14 títulos para o time masculino.

Sua entrada na política do clube, entretanto, não foi isenta de polêmicas. Alguns opositores questionaram sua elegibilidade devido ao tempo de associação necessário para ocupar cargos no Conselho Deliberativo. Apesar disso, o Conselho considerou o processo legítimo, permitindo que Leila seguisse com sua candidatura.

Em 2017, ela foi eleita conselheira com um recorde de 248 votos, marca que superou em 2021, quando foi reeleita com 387 votos. Esse segundo mandato no Conselho foi essencial para que ela pudesse disputar a presidência, conquistada em 2021, em uma eleição em que era candidata única, recebendo 1.897 dos 2.141 votos.

Com mais um mandato assegurado, Leila Pereira reforça sua posição como uma das lideranças mais influentes na história recente do Palmeiras.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp