Um homem foi preso em flagrante sem direito a fiança por suspeita de ter agredido o próprio animal de estimação em Goianira. Agentes da Polícia Civil (PC) chegaram ao local após receberem diversas denúncias anônimas. O cachorro estaria sendo maltratado há anos, de acordo com vizinhos.
O cachorro apresentava ferimentos nas duas orelhas, estava com coleira bastante apertada e mancava por provável lesão óssea. O problema na pata teria sido causado por um cabo de rodo. Além disso, ele era mantido preso a uma curta corrente de aço que o expunha ao sol.
O tutor do cachorro e autor do crime foi autuado em flagrante e o animal depositado a um familiar do autor, que não reside no mesmo local e que se dispôs a procurar tratamento veterinário para o cão. O homem foi conduzido para um presídio em Trindade, enquanto aguarda os desdobramentos do Poder Judiciário.
A pena para abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos aumentou há cerca de três anos. A condutas é punida com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. O crime não permite o arbitramento de fiança pela autoridade policial.