Jovem é preso ao ameaçar divulgar nudes de adolescente, em Senador Canedo

Jovem ameaça divulgar nudes de adolescentes, em Senador Canedo

Um jovem de 20 anos foi preso por extorquir dinheiro de uma adolescente da mãe dela, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito convenceu a menor a mandar vídeos dela nua e passou a pedir ”favores sexuais” para que as imagens não fossem divulgadas. 

O caso teve início em fevereiro deste ano, após a adolescente publicar um vídeo dançando nas redes sociais. Logo em seguida, o suspeito começou a seguir o perfil dela e passou a mandar mensagens a convencendo de mandar imagens nuas. 

Depois de conseguir as fotos, o suspeito tentou marcar encontros, mas a adolescente negou. Daí em diante começaram a ameaçar e ele chegou a ir até a escola dela para dizer pessoalmente que divulgaria o conteúdo. 

Com medo, a menor continuou a negar os pedidos e o suspeito passou a procurar a mãe da adolescente durante o horário de trabalho, pedindo que ela transferisse dinheiro para ele como forma de suborno. Após a conversa, a mãe denunciou o caso para a polícia.

Divulgação de fotos íntimas é crime

Casos de divulgação de fotos íntimas sem autorização se encontram no crime de injúria e difamação, se tratando de ofender a honra da vítima e a reputação. O Código Penal prevê pena de um a cinco anos de reclusão, se o fato não constitui em crime mais grave.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp