“A Guarda Civil tem por função primordial a proteção dos prédios públicos, porém após a lei 13.022, foi nos dado também a função de cuidar da segurança pública da cidade”
O Projeto Goiânia Mais Segura foi criado em 2016, sob coordenação do Guarda Civil Metropolitano Wanhisgton Moreira e conta com apoio do Governo Federal que enviou viaturas e equipamentos para realização dessa ação. O projeto é caracterizado como itinerante, onde de tempos em tempos as viaturas se deslocam para uma região específica da capital com intuito de diminuir as ocorrências de violência em determinada região.
O Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) é que define por meio de levantamentos, as zonas de maior risco ou com maior número de ocorrências e com isso encaminha os GCMs num período de dois a três meses para proteção do local. Segundo Wanhisgton Moreira, no momento os GCMs não estão direcionados em nenhuma região específica. “A gente está fazendo a cobertura de uma frente de serviço da prefeitura, porém atendemos também as ocorrências solicitadas pela nossa central”, explica.
De acordo com o comandante uma das ações praticadas dentro do Projeto aconteceu na tarde de terça-feira (23), por volta das 14 horas quando equipes dos GCMs prenderam em flagrante dois criminosos responsáveis por diversos furtos no transporte coletivo da capital. A prisão ocorreu logo após as viaturas que faziam a segurança ao longo da linha do Eixo Anhanguera serem acionadas por uma vítima que informou aos GCMs que havia sido furtada dentro do ônibus e que os criminosos teriam descido no ponto da Rua 7 no Centro, repassando as características dos autores.
Logo, as viaturas foram até as proximidades e conseguiram abordar dois suspeitos, um deles com quatro passagens, inclusive tinha sido preso já no início de janeiro deste ano pelo crime de roubo a transeunte no transporte coletivo. E com o outro comparsa foram encontrados todos os pertences da vítima e outros três aparelhos celulares de outras vítimas, todas furtadas na manhã de terça no interior dos ônibus. A dupla agia com extrema facilidade retirando das vítimas sem que essas percebessem e serão indiciados pelo crime de Furto Qualificado.
Wanhisgton Moreira ressaltou que é importante tomar alguns cuidados ao levar celulares, carteiras nos bolsos de trás e sempre ficar atento, para evitar transtornos nos ônibus. “A GCM atualmente conta com 1.300 homens nas ruas e cerca de 80 viaturas, lembrando que a guarda está sempre disponível para atender a todas as ocorrências policiais que forem solicitadas a nós”, destaca. Ele ainda fala a respeito da proteção dos prédios públicos, “A Guarda Civil tem por função primordial a proteção dos prédios públicos, porém após a lei 13.022, foi nos dado também a função de cuidar da segurança pública da cidade”, afirma.