Central do IPTU registra mais de 100 atendimentos nas primeiras horas

Central do IPTU registra mais de 100 atendimentos presenciais nas primeiras horas de funcionamento: técnicos da Sefin realizam atendimento das 08h às 17h, no Paço Municipal

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a Central do IPTU registrou 107 atendimentos presenciais, entre 08h e 12h desta segunda-feira,10. A unidade instalada no hall de convivência do Paço Municipal tem por objetivo ajudar o contribuinte a compreender melhor seu tributo, receber informações sobre pagamento do imposto, e orientações de atualização cadastral e abertura de processos de revisão.

Essa é a primeira vez que o contribuinte goiano conta com uma unidade de atendimento específica sobre o IPTU, com maior acesso à informação e transparência na cobrança do tributo. A novidade foi comemorada por Josiele Rocha, de 26 anos, que é atendente em uma construtora.

“Achei bastante interessante esse atendimento sobre o IPTU e ITU. É muito prestativo. Espero que mais pessoas tenham acesso porque fui muito bem atendida, foi esclarecedor. A pessoa que me atendeu me instruiu, passo a passo, como resolver meu problema”, contou a atendente, sobre o pedido de orientações em relação à revisão de sua atualização cadastral.

O bom atendimento prestado pelos servidores técnicos da Sefin, na Central do IPTU, foi alvo de elogios do autônomo Caetano da Silva, de 48 anos, que não quis esperar a chegada do boleto em sua casa, e procurou a unidade no fim da manhã. “Foi ‘rapidinho’. Em 10 minutos resolvi e peguei meu boleto do IPTU de 2023 para pagar. Tudo resolvido, conferido e certo”, avaliou.

A Central do IPTU começou a funcionar no último dia 4 de abril, via WhatsApp. Em apenas dois dias de funcionamento, foram registrados quase 250 atendimentos finalizados. O contribuinte que tiver questionamentos pode enviar as dúvidas para um dos números a seguir: (62) (62) 3524-3352, 3524-3375 e 3524-3383.

Quem precisar de apoio para calcular o imposto ou ter acesso às informações que necessitam de verificação de dados pessoais deve procurar o atendimento presencial, no Paço Municipal. A Central do IPTU funciona das 08h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, até o dia 3 de maio.

Perguntas frequentes

A maioria dos contribuintes que buscaram o atendimento presencial na manhã desta segunda-feira teve como questionamento o valor da alíquota do IPTU, em especial casos em que o aumento superou a média inflacionária. O secretário-executivo da Sefin, Lucas Morais, pontua que apenas 5% dos imóveis de Goiânia se enquadram nos reajustes acima da inflação.

“O contribuinte deve ficar atento sobre as mudanças cadastrais que levaram à alteração no IPTU. A maior parte dos casos atendidos é de imóveis que não eram edificados e passaram a ter construções, e de alteração de residencial para comercial, ou seja, quando o IPTU era residencial e, com a abertura de uma empresa no local, a alíquota passou a ser comercial”, explica.

O secretário-executivo lembra que todas as informações dos imóveis estão disponíveis na página, com dados e vídeos explicativos. Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas, é importante que ele venha até a Central e faça o cálculo junto com o técnico, avaliando o que levou ao valor cobrado. “Se o contribuinte tiver alguma discordância, na própria Central ele é orientado sobre a documentação necessária para a abertura do pedido de revisão”, explica.

Além de dúvidas sobre alterações, os contribuintes têm buscado informações sobre o IPTU Social, isenção, e apoio para pagamento via cartões de crédito e PIX. “O IPTU Social é um benefício criado pela gestão do prefeito Rogério Cruz. Neste ano, passou a atender mais famílias, com o aumento da faixa de isenção. Por isso, a população ainda tem buscado compreender mais sobre o programa”, diz Lucas Morais.

IPTU Social

O IPTU Social passou a atender aproximadamente 71 mil imóveis em Goiânia, com a isenção do tributo. Em 2022, 46.502 foram beneficiados pela iniciativa da Prefeitura de Goiânia. A estimativa era de que, com a alteração do valor venal para a isenção, que passou de R$120 mil para R$140 mil, pouco mais de 50 mil imóveis fossem contemplados. No entanto, a ampliação do benefício ficou acima do esperado, o que atendeu a mais famílias.

O contribuinte contemplado pelo benefício recebe o boleto do IPTU normalmente em sua residência com uma marca d’água, bem similar a um carimbo, escrito “Isento IPTU Social”. Com isso, ele não precisa se preocupar com pagamento ou apresentação de documentos junto à Prefeitura de Goiânia. Caso ainda não tenha recebido o boleto, é possível checar se ele será beneficiado a partir do valor venal do imóvel, disponível para acesso no link , ou no atendimento presencial da Central do IPTU.

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Turistas encontram câmera escondida em quarto de resort em Porto de Galinhas: polícia investiga

Bombou no DE: Turistas encontram câmera escondida virada para cama em quarto de
resort em Porto de Galinhas

Câmera espiã estava instalada no que parecia ser uma tomada. Polícia Civil
investiga instalação do dispositivo em flat cuja diária custa cerca de R$ 750.

Histórias curiosas, personagens divertidos e casos virais. Neste mês de dezembro, o DE reconta reportagens que foram sucesso entre os nossos leitores ao longo de 2024. Hoje é dia de relembrar a história do casal de turistas que encontrou uma câmera escondida
[https://DE.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/04/05/pubicacao-de-mulher-com-foto-de-sorvetes-caros-viraliza-e-gera-discussao-sobre-classes-sociais.ghtml] em um quarto de resort em Porto de Galinhas.

Um casal hospedado em um resort em Porto de Galinhas encontrou, em janeiro deste ano, uma câmera escondida em frente à clama do flat alugado no OKA Beach Residence, que fica na praia de Muro Alto.

Os turistas pediram para não serem identificados, por medo de exposição. De acordo com Roque Henrique Campos, o advogado das vítimas, uma análise prévia da polícia na câmera mostrou que existiam vídeos de outros hóspedes, incluindo menores de idade.

Ainda segundo o advogado, a delegacia responsável não deu mais nenhum retorno sobre o processo. A ocorrência está sendo investigada como crime de “registro não autorizado de intimidade sexual” (Art. 216 – b do Código Penal), que trata sobre “produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes”, com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

Em nota ao DE, a delegacia informou:

“As investigações não foram finalizadas. O delegado responsável encontra-se de férias até a segunda quinzena de Janeiro.”

Abaixo, a reportagem originalmente publicada em janeiro de 2024.

COMO ACONTECEU A DESCOBERTA

O advogado das vítimas contou ao DE que tudo começou no final da tarde da terça-feira (16), quando a esposa ouviu um barulho próximo da televisão. Ela encontrou o que parecia ser um receptor de tomada, de onde vinha o barulho, mas não conseguia colocar nenhum carregador no local. Ao examinar com a lanterna do celular, percebeu que se tratava de uma câmera.

A esposa, então, chamou o marido, que pesquisou uma foto do aparelho na internet e descobriu que se tratava de um modelo de “câmera espiã”.

De acordo com o advogado, o casal comunicou a descoberta do equipamento imediatamente à gerência do resort, que pediu a um funcionário para ir ao flat fazer imagens do objeto. Câmeras escondidas foram colocadas em flat para registrar momentos íntimos de casal, diz Polícia.

Neste momento, uma das amigas que viajavam com eles consultou uma advogada, que orientou os turistas a registrarem um boletim de ocorrência. A denúncia foi formalizada na Delegacia da 43ª Circunscrição, em Porto de Galinhas, na noite do mesmo dia.

Enquanto isso, as amigas fizeram uma busca no apartamento em que estavam, mas não encontraram nenhum aparelho similar.

TURISTAS AVALIAM PROCESSAR RESORT E PLATAFORMA DE RESERVAS

Segundo Roque Henrique Campos, a administração do resort ofereceu aos turistas passarem a noite noutro quarto, mas eles optaram por continuar no mesmo flat, já que iam embora no dia seguinte, e tomaram a precaução de colocar um papel em frente à câmera.

O advogado disse que a polícia ligou para o casal, pedindo a presença deles para fazerem uma perícia no flat. Os viajantes explicaram que já estavam no Aeroporto Internacional do Recife e embarcaram de volta para São Paulo.

Campos disse ainda que a polícia não comunicou aos clientes sobre o conteúdo encontrado no aparelho. Mesmo assim, afirmou que medidas judiciais serão tomadas para evitar que eventuais imagens sejam vazadas ou vendidas ilegalmente.

“Vou entrar com liminar ainda esta semana para que qualquer conteúdo de imagens que possa existir seja tornado sigiloso, juntamente com o processo. É uma situação muito sensível e lamentável. Os dois estão muito abalados”, explicou o advogado.

Os viajantes avaliam processar a Carpe Diem, empresa que administra o resort, e a plataforma de reserva de acomodações Booking, por onde contrataram a hospedagem.

“A responsabilidade, nesse caso, cabe à administração, que deveria ter feito toda a análise do quarto – o check-in, antes de eles entrarem no flat; e à própria Booking, a plataforma responsável, que fez o registro e ofereceu uma segurança que não existe”, argumentou Roque Henrique Campos.

No site de hospedagem, uma diária no resort custa cerca de R$ 750.

O QUE DIZEM AS EMPRESAS

O DE tentou, mas não conseguiu contato com o OKA Beach Residence. Entretanto, nas redes sociais, a empresa disse que é um condomínio residencial e não um hotel, e que a instalação de câmera oculta em unidades privativas para locação “é um ato criminoso que repudiamos veementemente”.

“O OKA Beach Residence é um condomínio residencial e que não exerce atividade hoteleira. As locações que ocorrem neste condomínio residencial são realizadas diretamente entre inquilinos e proprietários destas unidades”, afirmou.

Por meio de nota, a Booking informou que o flat foi suspenso da plataforma para analisar o caso e se pôs à disposição das autoridades. A empresa informou que lamenta o ocorrido e que “esta não é uma experiência que queremos para nenhum dos nossos clientes e esperamos mais dos nossos parceiros de acomodação”.

Informou, ainda, que leva “muito a sério o processo de verificação dos anúncios de acomodações” e que faz uma série de análises para verificar as propriedades antes que elas sejam abertas na plataforma.

“Temos equipes dedicadas, que utilizam ferramentas personalizadas do mais alto padrão técnico para monitorar, detectar e bloquear atividades suspeitas 24 horas por dia. Em casos raros de problemas com propriedades específicas, investigamos imediatamente a situação e podemos remover acomodações da plataforma caso seja constatado o não cumprimento dos nossos termos e condições. Além disso, nossa equipe de atendimento ao cliente está sempre à disposição para oferecer suporte aos viajantes e pode ser contatada pela Central de Ajuda”.

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50 vídeos.

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