Uma cobra foi encontrada no banheiro de um supermercado, na tarde da última terça-feira, 11, no Jardim Belvedere, em Caldas Novas, na região sul do estado. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionada para realizar o resgate do animal. Segundo a corporação, a serpente resgatada era da espécie Cobra-Cipó-Marrom.
Em um vídeo divulgado pela equipe de resgate, um bombeiro, faz o uso do material de proteção para pega a cobra, que já estava no estacionamento do estabelecimento, e a prende em um recipiente adequado para o transporte de animais.
De acordo com a corporação, a cobra foi capturado sem ferimentos e em seguida foi encaminhado para um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a avaliação de saúde e, em seguida, soltá-la em ambiente apropriado.
O major do Corpo de Bombeiros Eberson Holanda, explicou que situações como esta ocorrem por conta da expansão da mancha urbana. E ainda reforça orientações para casos como esse é evitar o animal e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. A corporação alerta que qualquer contato despreparado com o animal pode ser perigoso.
O biólogo João Pedro Cicatelli informou que a espécie Cobra-Cipó-Marrom é muito comum no Cerrado, especialmente em Goiás e Mato Grosso. Ele explica que o animal não é peçonhento e normalmente não causa danos a seres humanos. Alcançam em média um metro de comprimento e se alimenta principalmente de pequenos roedores e répteis, servindo também de controle para pragas urbanas.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)