Vereadora de Goiás culpa Jair Bolsonaro por ataques em escolas

Vereadora de Goiás culpabiliza Jair Bolsonaro por ataques em escolas

A vereadora Kátia Maria (PT), do estado de Goiás, culpabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos recentes ataques a escolas no Brasil. Além disso, ela citou que outras das razões por trás das ameaças têm a ver com desigualdade social, violência doméstica, bullying e, principalmente, saúde emocional de estudantes.

A declaração de Kátia sobre Bolsonaro

Kátia Maria não é apenas vereadora, mas também presidente estadual do PT no estado. Ao Mais Goiás, ela citou Bolsonaro como um dos motivos pelos quais as ameaças de ataques a escolas estão aumentando nas últimas semanas.

“Ele rodou o país incitando violência, colocando crianças no colo e fazendo arminha. É o presidente que mais gerou fome e desigualdade. Muito do que estamos vendo hoje é consequência disso”, opinou a parlamentar.

Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, Kátia Maria fez uma proposta de realizar audiência pública para discutir a saúde dos estudantes, em 4 de maio. Segundo ela, detector de metais e policiais na porta de escolas não vão resolver a situação de calamidade pública.

Kátia Maria não foi a única com opinião similar. O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), disse nesta segunda-feira, 10, que há ligações entre os ataques feitos em escolas contra os atos de 8 de janeiro, a favor de Bolsonaro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

INSS divulga novo calendário de pagamentos com ajustes nos valores para segurados da instituição

Descubra o Calendário de Pagamentos do INSS para 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para 2025, permitindo que os cerca de 40 milhões de beneficiários planejem suas finanças com antecedência. Este calendário segue o padrão dos anos anteriores, com datas de pagamento determinadas pelo número final do cartão de benefício, excluindo o dígito verificador.

Para os beneficiários que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão realizados entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro de 2025. Já aqueles com renda mensal acima do salário mínimo receberão seus pagamentos a partir de 3 de fevereiro, também até 7 de fevereiro.

O calendário de pagamentos é estruturado de acordo com o número final do cartão de benefício. Por exemplo, benefícios com final 1 serão pagos em 27 de janeiro, enquanto os com finais 2 e 7 serão pagos no dia seguinte, e assim por diante. Essa sequência se repete ao longo do ano, facilitando a organização dos beneficiários.

A autarquia ressalta que o calendário leva em conta apenas o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador. Isso ajuda a evitar confusões e garantir que todos os beneficiários saibam exatamente quando receberão seus pagamentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp