A Prefeitura de Goiânia comemora, neste sábado,15, a partir das 9h, o Dia dos Povos Indígenas. O evento será realizado no Bosque dos Buritis, no Setor Oeste. A data é celebrada em todo Brasil no dia 19 de abril. A programação deste sábado inclui encontro de imersão na vivência da cultura dos povos originários, exposição e comercialização de artesanato Karajá, Bororo, Kambeba e Suiá, além de cerimônia Xamânica, ao som de flautas de madeira e bambu, tambores e mantras, e pintura corporal tradicional do povo Kaxinawá.
“Essa é uma boa oportunidade para, além da aproximação e conhecimento da cultura, renovar energias ao som de músicas indígenas e participação na cerimônia indígena e reconexão com a natureza”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz.
O encontro reforça o artigo 12 da Declaração das Nações Unidas, do Conselho dos Direitos Humanos, de 29 de junho de 2006, sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que garante o direito de manifestar, praticar, desenvolver e ensinar suas tradições, costumes e cerimônias espirituais e religiosas, de manter e proteger seus lugares religiosos e culturais, de utilizar e dispor de seus objetos de culto e de obter a repatriação de seus restos humanos.