Goiás pesquisa demandas de comerciantes da Região da 44

Governo de Goiás pesquisa demandas de comerciantes da Região da 44

Para facilitar o acesso de micro e pequenos empreendedores a serviços e linhas de crédito do Governo de Goiás, equipes da Secretaria da Retomada realizam, até a próxima quinta-feira, 20, uma busca ativa na Região da 44 por meio de sondagem das principais demandas dos lojistas no maior polo de moda de Goiânia. Os dados compilados serão usados para encaminhamento aos cursos de capacitação profissional dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), financiamentos via Goiás Fomento, consultoria em gestão por meio do Sebrae, entre outras ações.

Nesta semana, a equipe da Retomada vai a campo na Região da 44 na terça, quarta e quinta (18 a 20/04), entre 13h e 16h30. Após uma conversa inicial, aplica-se um questionário que vai mapear todo o negócio e as necessidades do comerciante. Uma das ações que deve gerar um reflexo imediato na lucratividade do lojista é a possibilidade de uso da máquina Audaces de Hidrolândia.

“Por meio do Goiás Social, um programa do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, o Governo de Goiás adquiriu 10 máquinas Audaces de corte automático, para incentivar a confecção em cidades com maior população vulnerável. Uma dessas máquinas está em Hidrolândia e nós estamos abrindo a possibilidade de uso para os comerciantes da 44”, explica César Moura, secretário da Retomada.

Direcionando o corte dos tecidos para a máquina automática, a confecção libera os funcionários que faziam esse trabalho para a venda ou serviço administrativo, aumenta a produção e ainda reduz o desperdício. A qualidade também tende a aumentar, já que a máquina tem um corte preciso.

Cursos

São vários os cursos oferecidos pelos Colégios Tecnológicos do Governo de Goiás que podem atender os lojistas da Região da 44, entre eles: Vendas, Mídias Sociais, Excel Básico, Corte e Costura, Modelagem. Se a dificuldade estiver na gestão do negócio, o empreendedor será encaminhado para uma consultoria por meio do Sebrae.

A sondagem com os comerciantes da 44 teve início na semana passada e até agora identificou maior demanda para cursos de Vendas e Mídias Sociais. O uso da máquina Audaces está sendo estimulado entre as micro e pequenas confecções, segmento que ainda não conhece o equipamento e os benefícios que ele gera ao negócio.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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