O tempo deve sofrer uma virada neste fim de semana de feriado com frio e risco de geada. Os goianos podem ter folga de Tiradentes com temperatura de até 10ºC no sul do estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta sobre riscos à saúde pública. O fenômeno climático é resultado da primeira e mais intensa massa de ar polar no País.
Para muitas pessoas, o cobertor e o casaco devem fazer parte da rotina para enfrentar o superfrio para a população acostumada a temperaturas altas. A amenidade dos últimos dias com calor e chuva darão espaço para uma amostra do outono com cara de inverno, que chega em junho. A mínima em Goiânia pode chegar a 16ºC, conforme aponta o Inmet.
A sensação térmica tende a ser mais intensa porque a massa de ar vem do extremo sul do continente americano com bastante força (quando a origem é oceânica, ela perde influência até chegar na terra). Com a umidade, chuvas podem ocorrer em regiões isoladas. Ainda, o alerta de riscos à saúde é para pessoas mais sensíveis ao frio, pois problemas respiratórios e gripe podem aparecer.
“Na sexta-feira, 21, teremos o avanço de uma massa de ar polar que vai propiciar o declínio das temperaturas mínimas com destaque para a região centro sul de Goiás, pequena chance para o surgimento de geada no extremo sudoeste do Estado”, informa o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
A previsão de geada, que pode congelar plantas, põe os agricultores em alerta. As plantações de milho e feijão não respondem bem a baixas temperaturas e os preços podem subir. O retorno do calor será já no início da próxima semana.