Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado de Tiradentes

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado de Tiradentes

Com o feriado nacional de Tiradentes nesta sexta-feira, 21, algumas unidades do Executivo estadual terão o seu horário de funcionamento alterado. A medida não impacta as atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar e do Corpo de Bombeiros. Confira como ficam os atendimentos:

Vapt Vupt

As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior do Estado, não vão funcionar nesta sexta-feira, 21. No sábado, 22, as agências que funcionam aos finais de semana em Goiânia e Aparecida de Goiânia, terão atividade normal. Os demais atendimentos serão normalizados a partir de segunda-feira, 24. Os usuários devem agendar os serviços previamente por meio do portal www.vaptvupt.go.gov.br.

Durante todo o feriado, os serviços do programa Expresso estarão disponíveis, de forma digital. O portal disponibiliza mais de 100 serviços, como emissão da segunda via da conta de água, agendamento presencial nas unidades do Vapt Vupt, emissão de boletos do Ipasgo, solicitação da primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço www.expresso.go.gov.br ou pelo aplicativo Expresso Goiás, disponível para Android ou iOS.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) estarão abertas ao público normalmente na sexta-feira e sábado, das 4h às 14h. Já os serviços administrativos encerram nesta quinta-feira e retornam na segunda-feira.

Detran

Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) na sexta-feira. O atendimento presencial retornará ao normal na segunda-feira. Mesmo com o feriado, os condutores habilitados em Goiás ou proprietários de veículos registrados no Estado podem usufruir dos serviços do aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS.

Procon

Não haverá expediente na sede do Procon Goiás nesta sexta-feira, portanto, o atendimento telefônico para denúncias e orientações de consumo, feito pelo 151 estará indisponível. Os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). As atividades serão retomadas na segunda-feira.

Saneago

Durante o feriado, equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) manterão os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como para atendimento das demandas de serviços de manutenção. Dessa forma, o atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

Unidades Culturais

Os espaços culturais gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), com exceção do Museu Pedro Ludovico, Palácio Conde dos Arcos e Cine Cultura, estarão fechados no feriado da sexta-feira, 21, e no final de semana, isso inclui os museus, galerias de arte, teatros e centros culturais. As atividades voltam ao funcionamento normal a partir de segunda-feira.

Para aqueles que não vão viajar no feriado, a programação da Secult Goiás inclui uma novidade no Cine Cultura para esses dias, a 1ª edição do Festival Filmelier que traz os filmes: O Falsificador (2022, 116 min, 14 anos, dir: Maggie Peren), Tesla – O Homem Elétrico (2022, 102 min, 14 anos, dir: Michael Almereyda), Além do Tempo (2022, 116 min, 14 anos, dir: Theu Boermans) e Blue Jean (2022, 95 min, 14 anos, dir: Georgia Oakley).

Confira o cronograma de funcionamento dos espaços culturais:

  • Cine Cultura: Funcionará normalmente entre sexta-feira e domingo com o Festival Filmelier, sessões a partir das 14h. Confira a programação no site e no Instagram @cineculturagoias;
  • Museu Pedro Ludovico: Aberto de sexta a domingo, das 9h às 12h / 13h às 17h;
  • Palácio Conde dos Arcos: Funcionará na sexta, das 8h às 13h; No sábado das 8h às 17h e no domingo das 8h às 13h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ministro da Agricultura apoia suspensão de fornecimento de carne ao Carrefour Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta segunda-feira, 25, seu apoio à decisão de frigoríficos brasileiros de interrupção o suficiente de carne ao Carrefour no Brasil. A medida foi uma resposta às declarações do CEO global da rede, Alexandre Bompard, que anunciou na última quarta-feira, 20, que o Carrefour deixará de comprar carne do Mercosul, alegando riscos relacionados ao cumprimento de critérios

A decisão do Carrefour foi anunciada em meio aos protestos de agricultores franceses contrários ao acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Embora a extensão da restrição não tenha sido inicialmente esclarecida, a empresa informou posteriormente que a medida se aplica às lojas em França. A postura do Carrefour gerou críticas tanto de representantes do governo quanto de agricultores do bloco sul-americano.

Em entrevista à Globonews, Fávaro criticou o tom utilizado pela Bompard ao abordar a qualidade da carne brasileira, considerando as declarações inaceitáveis. “Não é pelo boicote econômico, mas pela forma como o CEO do Carrefour tratou a questão. Ele colocou em dúvida a qualidade sanitária da carne brasileira, algo inadmissível”,

Fávaro também defendeu o rigor ambiental e sanitário do Brasil, ressaltando que o país possui um dos Códigos Florestais mais exigentes do mundo. Ele classificou as discussões do Carrefour como uma tentativa de criar barreiras comerciais. “A França compra carne do Brasil há 40 anos. Só agora resolvi detectar um problema? Isso é absurdo. Se o Carrefour na França não quer carne brasileira, nossos fornecedores estão certos em não fornecer o produto nem para as lojas no Brasil”, declarou.

Em resposta, o Carrefour Brasil emitiu uma nota informando que a suspensão da quantidade de carne impacta seus clientes e que a empresa está buscando soluções para normalizar o abastecimento do produto em suas lojas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp