Deputado federal mais votado do Brasil nas últimas eleições, Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado por transfobia. Durante entrevista, o parlamentar se referiu a Duda Salabert (PDT-MG), também deputada federal, pelo pronome masculino. Por conta disso, ele precisará pagar R$ 80 mil de indenização.
Transfobia de Nikolas Ferreira
Depois de Nikolas Ferreira se referir a Duda Salabert com o pronome masculino, a deputada entrou com uma queixa-crime contra ele. Vale ressaltar que esta não foi a única vez em que o parlamentar recebeu acusações de transfobia. O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) o denunciou após ele criticar travestis no banheiro, usar uma peruca e ironizar a situação.
Duda Salabert comemorou a condenação nas redes sociais. “Perdeu, Nikolas Ferreira!! Foi agora CONDENADO e terá que me pagar R$ 80 mil pelos discursos transfóbicos contra mim! Se não aprendeu na família e na escola, aprenderá na justiça a respeitar as travestis”, publicou.
O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, da 33ª Vara Cível de Belo Horizonte, comentou a respeito da decisão. “Restou comprovado que o requerido […] se negou a reconhecer a autora como mulher. Realizou, ainda, comentários jocosos e irônicos em suas redes sociais a respeito da identidade de gênero da requerente, os quais tiveram grande repercussão, com mais de 8 mil ‘likes’ no Twitter e 57 mil no Instagram”, disse.