Dois postos do município de Maurilândia, a pouco mais de 220 quilômetros de Goiânia, foram autuados pelo Procon Goiás. A autuação ocorreu após o órgão tomar conhecimento, na quarta-feira, dia 19 de abril, de que os únicos postos da cidade estavam sem combustível. Ambos pertencem ao grupo Kurujão.
A equipe de fiscalização do Procon Goiás constatou, por meio das notas apresentadas, que a última carga de combustível que os postos receberam foi em 20 de março e que etanol, gasolina e diesel estão em falta desde o dia 03 de abril. Os postos foram autuados, então, pela falta de informação clara aos consumidores e por manter a precificação na tabela em frente ao estabelecimento, apesar de não haver produto disponível para ser comercializado.
O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, fala sobre a transparência nas relações de consumo. “É principio básico no direito do consumidor: o fornecedor deve disponibilizar informações claras e diretas. Se a informação é falsa, inexistente, incompleta ou omissa, é retirado do consumidor a liberdade de escolha consciente. Logo que tomei conhecimento da situação, determinei que nossas equipes de fiscalização se deslocassem até Maurilândia e os postos foram autuados”, destacou.
Por conta da falta de combustível, os motoristas de Maurilândia precisavam ir às cidades mais próximas para conseguir abastecer. Vale lembrar que, em fevereiro desse ano, ocorreu o mesmo problema e a população ficou duas semanas sem combustível no município. A empresa terá 20 dias para apresentar defesa ao Procon Goiás.
Denúncias
Qualquer prática suspeita pode ser denunciada pelo consumidor pelos telefones 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou ainda pela internet por meio do canal Procon Web.
(Fonte: Arquivo Procon Goiás)