Mais de 22% da população goiana sofre com pressão alta

legenda: 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (Foto: Divulgação)

Mais de 1,135 milhão de pessoas acima de 18 anos em Goiás sofrem de hipertensão arterial ou pressão alta, o que corresponde a 22,05% da população adulta do estado, que chega a registrar mais de dois óbitos por hora (2,63) em função de complicações ligadas à doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO).

 

No Brasil, o problema atinge cerca de 38 milhões de pessoas, o equivalente a 26,3% da população adulta, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). Dados de uma pesquisa divulgada em 2022 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), órgão do MS, revelam ainda que o número de brasileiros acima de 18 anos diagnosticados com pressão alta crônica aumentou 3,7% em 15 anos. No mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é uma condição crônica que afeta cerca de um bilhão de pessoas.

 

Considerada silenciosa, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos, por isso a melhor forma de combate do problema é a prevenção e adoção de hábitos mais saudáveis. Por isso, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado no próximo dia 26 de abril.

 

A farmacêutica da Rede Santa Marta, Jane Pacheco explica na prática o que é a hipertensão. De acordo com a farmacêutica, a pressão sanguínea do nosso corpo é determinada pela força do sangue contra a parede das artérias e o volume de sangue que o coração bombeia.

 

“O que chamamos de pressão alta é caracterizado pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9, sendo que o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa”, explicou.

 

Pontos de atenção

 

Um dos principais pontos de atenção para o desenvolvimento de um quadro crônico de hipertensão, segundo esclarece Jane, é a idade mais avançada, pois é um fator capaz de alterar os padrões da pressão sanguínea. “Por isso, uma pequena elevação nos valores da pressão arterial é aceitável à medida que o paciente envelhece. Vale lembrar também que os valores de pressão sofrem oscilações ao longo do dia, e isso é normal”, diz Jane.

 

A farmacêutica explica também que a hipertensão durante a gestação merece atenção especial, devido às complicações que podem gerar tanto para a mãe quanto para o bebê. “A pressão alta que se desenvolve na gravidez pode se resolver após a gestação. Por isso a importância de se fazer o pré-natal corretamente, para monitorar e tratar o quanto antes”, afirma Jane

 

A obesidade, o histórico familiar, o alto nível de estresse, o estilo de vida, o uso de bebidas alcoólicas em excesso, o tabagismo, o sedentarismo e o envelhecimento estão entre os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão. “O sobrepeso, que pode acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença e outra causa é o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão, podendo causar complicações como infarto e AVC”, diz Jane.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos