IFG está com vagas abertas para cursos superiores, subsequentes e técnicos EJA

Instituto Federal de Goiás

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para vários processos seletivos. São mais de 500 vagas para cursos superiores, 120 para cursos técnicos subsequentes e 162 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade de educação a distância.

Estão em andamento três seleções para cursos superiores: o Vestibular Enem, o Vestibular IFG e o Vestibular Enem EaD. Nos vestibulares Enem, podem se inscrever os interessados que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos 10 anos. A seleção dos candidatos será feita pela nota do exame.

Para os cursos presenciais, são ofertadas 256 vagas em cursos superiores dos câmpus Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara e Luziânia. E, pela primeira vez, o IFG vai ofertar o curso de Tecnologia em Produção Cultural, na modalidade EaD, com 150 vagas distribuídas nos polos de Águas Lindas, Caldas Novas, Goianésia, Luziânia e Pirenópolis.

O curso de Tecnologia em Produção Cultural terá duração de 36 meses, com atividades virtuais e encontros presenciais nos Polos de Apoio Presencial (PAPs) e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Já no Vestibular IFG, são ofertadas 162 vagas, distribuídas entre 13 cursos superiores de seis câmpus da Instituição. A seleção no Vestibular IFG será por meio da aplicação de uma Prova de Redação e do Teste de Verificação de Habilidades Específicas em Música (somente para os candidatos do curso de Licenciatura em Música). Este mesmo teste também será aplicado aos candidatos que se inscreverem para este curso no Vestibular Enem.

O período das inscrições para as três seleções para os cursos superiores prossegue até 21 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Centro de Seleção (Estude no IFG) ir à seção “Vestibular” e acessar a seleção desejada.

Cursos técnicos

Também estão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta seleção, o IFG oferta 162 vagas para 5 cursos distribuídos nos câmpus Aparecida de Goiânia, Goiânia, Jataí, Senador Canedo e Uruaçu.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA são destinados a jovens com 18 anos ou mais e adultos que ainda não fizeram o ensino médio. Eles são ministrados no período noturno, para facilitar o acesso de quem trabalha. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de maio, presencialmente ou pela página Estude no IFG. A seleção será por meio da participação em palestra e sorteio.

E também estão abertas as inscrições para a seleção dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. São ofertadas 120 vagas para os cursos técnicos subsequentes em Agrimensura e Eletrotécnica (Câmpus Goiânia), Eletrotécnica (Itumbiara) e Agrimensura (Jataí). Com duração de dois anos, os cursos são ministrados no período noturno.

Podem se inscrever os candidatos que já concluíram o ensino médio na data de inscrição ou que tenham concluído no ato da matrícula. As inscrições seguem até 18 de maio, às 12 horas, e devem ser feitas exclusivamente pela internet na página do Centro de Seleção (estude no IFG).

O processo seletivo será composto por prova objetiva de múltipla escolha, com questões de Língua Portuguesa e de Matemática.

As inscrições para todos os processos seletivos do IFG são gratuitas.

Para ler os editais de cada processo seletivo e fazer inscrição, basta acessar o Portal do IFG  e entrar na página Estude no IFG.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos