Casamentos de menores de idade caem; média é de 8,7 em 2022

As pessoas estão se casando mais tarde e ficando menos tempo juntas no Brasil, mas um fenômeno social atípico persiste – apesar da tendência de queda. O matrimônio de um ou dois menores de idade, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). O total de registros desse tipo de união foi de  718 até o dia 31 de março deste ano, ou seja, média de 8,7 por dia.

Nesta semana, um caso relacionado ganhou repercussão. O prefeito da cidade paranaense de Araucária, de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 somente quatro dias após ela completar aniversário. A situação não contraria a legislação, considerando que a jovem foi emancipada pelos pais e pode tomar as próprias decisões. A única proibição é conseguir a carteira de motorista, que exige idade mínima de 18 anos.

A idade média do brasileiro ao contrair o primeiro casamento tem se elevado. Em 1974, os homens se casavam em média aos 27 anos e a idade média era de 33 anos em 2014. As mulheres casavam mudaram o estado civil aos 23 anos em 1974 e subiu para 30 anos em 2019, de acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Goiás, os noivos deixam de ser solteiros na faixa entre 20 e 29 anos, informa a Arpen.

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Estudos da Família (IFS) da Universidade de Utah indica que casamento envolvendo adolescentes têm maior chance de divórcio devido à reprovação social, desaprovação da família e personalidade em formação que pode resultar em desentendimentos. O trabalho concluiu que a idade ideal para o “felizes para sempre” é na casa dos 20 anos. As chances de rompimento sobem 5% ao ano na classificação etária acima dos 32 anos.

Segundo o Código Civil, uma pessoa pode conquistar a maioridade antecipadamente dos 18 para os 16 anos. A modalidade ocorre nas formas voluntária com autorização dos pais, judicial por meio de sentença e legal de forma automática, em ocasiões como exercício de emprego público efetivo e colação de grau em curso de ensino superior, por exemplo.

A estimativa é que mais de 2,2 milhões de garotas abaixo dos 18 anos vivam uniões estáveis no Brasil. Os números da organização Girls not Brides colocam o País na quinta  colocação mundial de casamento infantil. Uma das discussões apontadas por especialistas está relacionada aos empecilhos à autonomia econômica e profissional das jovens mulheres, que costumam ter origem rural e baixo poder aquisitivo.

Número de casamentos com um ou dois menores de idade no Brasil, em média por dia:

-2022: 8,7 

-2021: 9,1

-2020: 8,4

-2019: 10,3 

-2018: 10,4 

Fonte: Arpen

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos