Os goianos viverão uma montanha-russa meteorológica neste feriado prolongado de 1º de maio. O tempo será marcado por temperaturas amenas pela manhã e calor intenso ao longo da tarde com possibilidade de chuva próximo ao anoitecer, apesar de a umidade do ar cair e alcançar 40%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O transporte de umidade da região norte do Brasil influenciará as condições do tempo no estado, desencadeando pancadas, rajadas de vento e raios, informa o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Em Goiânia, a mínima registrada pelos termômetros pode variar entre 18ºC e 19ºC e a máxima de 30ºC a 31ºC.
As mudanças bruscas ocasionadas pela amplitude térmica e transição do período chuvoso para o seco exigem cuidado redobrado com a saúde. Hidratação, protetor solar e alimentação saudável ajudam a evitar problemas de saúde comuns a esse período de tempo instável, como doenças respiratórias.
Na semana passada, uma massa de ar polar baixou a temperatura nos municípios goianos, principalmente naqueles localizados no centro-sul do estado. Em Jataí e Rio Verde, a população enfrentou tempo frio de 11ºC. A friaca deve retornar a partir de maio e se tornar mais frequente nos meses seguintes, que coincidem com a chegada do inverno.
No geral, a previsão é de muita chuva em quase todas as regiões do país durante o outono. No Centro-Oeste, as temperaturas mínimas devem variar entre 22ºC e 26ºC. Em relação às chuvas, o volume esperado é o mesmo de Goiânia, conforme o Inmet.