Seduce abre inscrições para o Goiás Enem

A Secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) está com inscrições abertas para a 6ª edição do Goiás Enem. O projeto que tem como objetivo  intensificar a formação dos estudantes e contribuir para que tenham bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem participar alunos da 3ª série do Ensino Médio e da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual e devem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. A vaga deve ser solicitada pelo site  www.seduc.go.gov.br/goiasenem dessa forma realizando o cadastro. Ao fazer a inscrição, o aluno precisa selecionar o polo de sua preferência. Também é necessário que os pais ou responsáveis assinem uma carta de autorização, que está disponível no site para download.

Nesta edição o Goiás Enem conta com 29 polos espalhados em Goiânia e nos seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Nerópolis, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Inhumas, Goianira, Itumbiara, Jataí, Valparaíso de Goiás, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Pires do Rio, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos e Trindade. São disponibilizadas 5.810 vagas e caso a quantidade de inscritos ultrapasse este número será realizado um sorteio eletrônico para destinar as vagas aos alunos inscritos. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.

Goiás Enem

O Goiás Enem disponibiliza aulas gratuitas elaboradas por professores especializados que adotaram como diretriz a Matriz de Referência do Enem. Elas são ministradas em diferentes polos do Estado, aos sábados e alguns dias da semana e o conteúdo é apresentado em formato de palestra cuja duração pode chegar a  1 hora e 20.

Além disso, a iniciativa será desenvolvida ao longo de todo o ano, até as vésperas do Enem, nas Coordenações de Educação que aderiram ao programa. São quatro aulas de acordo com as áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp