Prazo para pagamento do IPTU e ITU com desconto de 15% encerra dia 31

Prazo para pagamento do IPTU e ITU com desconto de 15% encerra em 31 de maio

O vencimento para pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU/ITU 2023, em Aparecida de Goiânia, estão agendados para o dia 31 de maio. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 15%, segundo a Secretaria da Fazenda.

 

As opções de pagamento podem ser emitidas pelo próprio contribuinte no site da prefeitura. Basta acessar a barra Serviços ao Cidadão ou à Empresas para gerar o boleto. As guias também podem ser retiradas presencialmente em uma das 10 agências de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O atendimento nas unidades é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

 

Já nos SACs do Vapt-Vupt Buriti Shopping, Garavelo Shopping e Araguaia Shopping os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e aos sábados das 8h às 13h, com exceção do Araguaia Shopping que não atende aos sábados. Nessas unidades o atendimento é feito por agendamento no site vaptvupt.go.gov.br

 

Os tributos foram lançados para aproximadamente 270 mil imóveis, sendo que cerca de 60% destes correspondem ao IPTU, conforme dados da Secretaria da Fazenda. Os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 5,90%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2021 a novembro de 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). A expectativa é que sejam arrecadados de tributos este ano, cerca de 60% do IPTU e o ITU gerados em 2023, o equivalente a R$ 152 milhões.

 

A superintendente de receitas tributárias da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Vilela, alerta ao contribuinte sobre a importância de realizar o pagamento dos impostos dentro do prazo. “Aqueles que porventura não pagarem seus impostos em dia, poderão ser inscritos na dívida ativa depois levado a protesto e a execução fiscal em última instância”, alertou a superintendente.

 

Confira os locais de atendimento presencial:

 

SAC CIDADE ADMINISTRATIVA – Rua Gervásio Pinheiro, APM, Térreo – Residencial Solar Central Park – Térreo
Telefone: 3238-7202
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

SAC CENTRO – Rua João Batista de Toledo, nº 16 – Centro de Aparecida
Telefone: 3545-5955
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

SAC VEIGA JARDIM – Avenida Desembargador Eládio de Amorim APM , Lote 07 – Parque Veiga Jardim
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

SAC POLO EMPRESARIAL GOIÁS – Rua 01 esquinas c/eixo primário Qd.03 lt. 013 e 014 – Polo Empresarial –
Telefone: (62)99292-1922
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

SAC PARQUE FLAMBOYANT – Praça CEU – Parque Flamboyant –
Telefone: 3545-4700
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

SAC CIDADE LIVRE – Av. Independência Qd. 02 Lt. 03 – Cidade Livre –
Telefone: 3283-8076
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

SAC VILA BRASILIA – Av. São Paulo Qd. 42 Lt. 14 – sala 01 – Jardim das Esmeraldas – Aparecida de Goiânia –
Telefone: 3545-5802
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

VAPT-VUPT Garavelo Shopping (precisa de agendamento prévio) – Avenida Igualdade, Setor Garavelo
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, 08h às 17h e aos sábados, das 08h às 13h

 

VAPT-VUPT Admar Otto – Buriti Shopping (precisa de agendamento prévio) – Av. Rio Verde quadras 102 lote A– Vila São Tomás –
Telefone: 3545-5840
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, 08h às 17h e aos sábados, das 08h às 13h

 

VAPT-VUPT Araguaia Shopping (precisa de agendamento prévio) – Rua 44 nº 399 Setor Ferroviário –
Telefone: 3225-5559
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, 08h às 17h

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos