Alunos do Basileu França e bailarinos convidados apresentam Don Quixote

Alunos do Basileu França e bailarinos convidados apresentam Don Quixote

O Teatro Escola Basileu França recebe, de quinta-feira, 04, a domingo, 07, um dos maiores clássicos do ballet de repertório: Don Quixote. Baseado no romance de Miguel de Cervantes, o espetáculo promete emocionar o público e tem como convidados o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, e o bailarino da Márcia Milhazes Companhia de Dança, Domenico Salvatore. Os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

A preparação do espetáculo começou em janeiro e conta com 100 bailarinos e 60 músicos, envolvendo muita técnica clássica, além de uma exigente interpretação. “Isso demonstra a qualidade da formação das Escolas do Futuro do Governo de Goiás, e apresentando um clássico da literatura mundial que leva arte e conhecimento à população”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Don Quixote é um conto de heroísmo, romance e ilusão, que volta aos palcos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França após sete anos. “O público vai gostar bastante e, com certeza, as pessoas vão sair do teatro com um gostinho de quero mais. As cenas são cômicas, muito divertidas”, explica a diretora do espetáculo, Simone Malta.

Sobre os convidados, Cícero e Domenico, a diretora do espetáculo diz que é um importante intercâmbio entre as Cias de Dança. “Eles são bailarinos profissionais. O conhecimento de palco, as dicas de como interpretar, as mímicas, de como contar a história dançando, só podem vir de quem realmente viveu a dança profissionalmente”, enfatiza Simone.

A EFG em Artes Basileu França é ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, a instituição de ensino é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp