Caiado participa de reunião sobre reforma tributária na sede da OCDE, em Paris

Ronaldo Caiado

Empenhado em acompanhar de perto a discussão sobre a Reforma Tributária, o governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira, 04, de uma reunião com parlamentares na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, na França. Entre os principais assuntos, estão as práticas internacionais em tributação, além da troca de experiências com os primeiros países a modernizarem os sistemas tributários.

A agenda desta quinta é dedicada a diálogos sobre a tributação da renda e estabelecimento de parâmetros para avaliação de políticas públicas, além do processo de adesão do Brasil à entidade. Com o objetivo de promover progresso econômico, a OCDE reúne as maiores economias do mundo, como Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido.

Participam do evento na França os 12 parlamentares membros do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária do Câmara dos Deputados: Glaustin da Fokus, Reginaldo Lopes, Aguinaldo Ribeiro, Adail Filho, Ivan Valente, Jonas Donizette, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, Mauro Benevides Filho, Newton Cardoso Junior, Saullo Vianna, Sidney Leite e Vitor Lippi.

Também acompanham as discussões os deputados federais Eduardo Bismarck, Marco Bertaiolli, Tabata Amaral, os senadores Irajá e Vanderlan Cardoso, o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e o subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Fernando Mombelli.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp