O prefeito de Marzagão, localizado no sul do estado de Goiás, ameaçou pedir para uma terceira pessoa dar tiros para cima e “meter o cacete” para que os alunos façam silêncio durante um evento em uma escola infantil. O vídeo do discurso de Solimar Gomes (PSC) foi publicado nas redes sociais da Prefeitura. O caso ocorreu durante a entrega de premiação pelo combate a dengue no município.
Em nota, o prefeito afirma que a fala ocorreu em um momento de descontração com os estudantes e destaca que está descontextualizada.
“Tenho humildade para reconhecer que se tratava de um momento solene, sendo inoportuna e imprópria para o momento a fala empregada, embora, repito, proferida em momento de descontração e informalidade”, disse Solimar.
Evento
O evento ocorreu no dia 28 de abril, na Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente. No mesmo dia, a prefeitura realizou a entrega da premiação do projeto “Pingo de Gente na luta com agente”, que estimula crianças de 7 a 10 anos a contribuírem no combate ao mosquito.
A premiação foi ao vivo e estava sendo transmitida nas redes sociais da Prefeitura. No vídeo, durante o discurso, o prefeito aparece irritado com a zoada das crianças e, além de ameaçar levar o prêmio embora, diz que vai pedir para uma terceira pessoa dar tiros para cima. “Caladinho todo mundo, muito barulho. Enquanto não calar, eu não falo”, diz.
Polêmica
O trecho do vídeo com a fala do prefeito foi publicado nas redes sociais e gerou polêmica entre os pais dos alunos e moradores do município. “Aproveite que está em uma escola e volte para sala de aula, precisamos é de paz nas escolas”, comentou uma professora. “Abuso de autoridade e apologia ao uso de arma de fogo”, escreveu um morador marzagonense.
Após a repercussão, o prefeito afirmou que a fala não retrata a personalidade dele como pai, filho, cidadão e administrador público. O gestor ainda ressalta que é comprometido e que zela pela educação das crianças de Marzagão.
Íntegra da nota do prefeito
Acerca de trecho de vídeo veiculado por alguns veículos de empresa do Estado, esclareço que apesar de descontextualizada, a fala nele constante, proferida em momento de descontração, obviamente não retrata a minha personalidade e não reflete a minha realidade de vida como pai, filho, cidadão marzagonense e muito menos como administrador público.
No entanto, tenho humildade para reconhecer que se tratava de um momento solene, sendo inoportuna e imprópria para o momento a fala empregada, embora, repito, proferida em momento de descontração e informalidade.
Para dirimir qualquer tipo de dúvida acerca da correção de minha atuação administrativa e moral como chefe do executivo municipal, convido esse veículo de imprensa a visitar a cidade Marzagão, quando poderão registrar o nosso grau de comprometimento e zelo com a educação e as crianças do nosso Município.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)