“Fizemos questão de conhecer esta experiência para incluí-la na Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde e, desta forma, leva-la aos demais municípios do Estado”
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o programa Mais Saúde para Goiás teve nesta quinta-feira (31), a visita da superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes, que acompanhada de técnicos, conheceu o funcionamento do programa Melhor em Casa, criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.
O programa foi desenvolvido no ano de 2015, assim, o Melhor em Casa presta atendimento a 140 pacientes moradores de Trindade, vítimas de doenças crônicas, degenerativas ou de agravos que ocasionaram sequelas, ou seja, são pessoas acamadas que necessitam de cuidados. O objetivo é reforçar a assistência na atenção inicial à saúde, partindo para um avanço significativo com o atendimento domiciliar feito por equipes composta por vários profissionais.
Dessa forma, a coordenadora do programa Melhor em Casa de Trindade, Amanda Azevedo, afirma que a iniciativa tem diminuído a internação dos pacientes em hospitais e além disso, possibilita a melhoria da qualidade de vida. Em relação a Trindade, ela ainda destaca que existe uma grande equipe em atuação composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionista e dentistas.
A Academia da Saúde de Trindade, unidade onde são feitos os atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional, também recebeu a visita da superintendente. Com isso, Amanda Azevedo fala da importância da visita para progredir ainda mais com essas ações. “Fizemos questão de conhecer esta experiência para incluí-la na Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde e, desta forma, leva-la aos demais municípios do Estado”, afirma. Essa Tutoria constitui a parte prática do programa Mais Saúde para Goiás, que já foi implantada em 18 Regionais de Saúde de Goiás.