Mãe de trans desaparecida quer impedir arquivamento do caso

A falta de respostas aumenta a dor da mãe da transgênero desaparecida há mais de um ano em Aparecida de Goiânia. A diarista Fabricia Pereira reclama da possibilidade de arquivamento do inquérito que apura as causas do sumiço de Alicia, de 18 anos. A Polícia Civil adotou diversas linhas de investigação, mas não houve conclusão do caso. O delegado responsável fez o pedido de suspensão das buscas.

 

“Estou sabendo saber qual a promotora está cuidando do caso para eu falar com ela. Não pode arquivar porque eu não sei o que aconteceu. Alicia não tinha inimigo, minha filha não estava sendo ameaçada. A gente mora lá [bairro Cardoso] já há 42 anos, a vida inteira, meus filhos todos foram criados lá. Se estivesse sendo ameaçada, a gente ficaria sabendo de um jeito ou de outro. Nunca fiquei sabendo de nada, nada!”, diz a mulher.

 

Fabricia não tem advogado e reclama da falta de informações, apesar de telefonar para a delegacia periodicamente na tentativa de notícias. Ela diz, inclusive, que descobriu a atuação da filha como garota de programa somente no início da apuração, em fevereiro de 2022. Os detalhes do caso foram publicados pelo jornal Metrópoles, que afirma ter tido acesso ao inquérito de 340 páginas. 

 

A reportagem apresenta as supostas motivações consideradas pelos investigadores: a desaparecida não informava os clientes sobre a orientação sexual, teria comprado drogas sem pagar à vista, poderia ter se relacionado com integrantes de facções criminosas rivais, teve encontros com o pai de um amigo e se encontrou com um ex-namorado no dia em que foi vista pela última vez.

 

O delegado Jonatas Barbosa solicitou o arquivamento ao argumentar haver “impasse” que seria resolvido somente mediante “novas informações”, conforme apontou o Metrópoles. De acordo com a legislação, o arquivamento depende da anuência do Ministério Público. A autorização é seguida da comunicação à família, investigado e autoridade policial. A vítima e o advogado têm um mês para recorrer da decisão.

 

De acordo com a reportagem, o arquivamento foi requerido mesmo com um relatório da delegada que havia assumido a investigação inicialmente, Luiza Veneranda, com pontos a serem esclarecidos e medidas a serem adotadas para desvendar o mistério do desaparecimento (o homicídio era uma possibilidade à época). Um deles era a insistência na quebra do sigilo bancário do cliente de uma distribuidora que se sentou com Alicia antes do sumiço – o que não foi atendido pelo Google. Nenhuma consideração teria sido incluída no pedido feito por Jonatas ao MP.

 

O Metrópoles afirma ter entrado em contato com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), com o delegado Jonatas, MPGO, com o Google e com os bancos citados no inquérito. A PCGO informou que “o delegado responsável pelo inquérito em apreço adotou todas as medidas cabíveis e encaminhou os autos a juízo, pleiteando o aguardo de fatos novos que demandem novas diligências a serem levadas a cabo”.

 

A assessoria do MPGO destacou que “dentro do prazo legal, realizará a devida análise dos autos, e adotará as providências que entender pertinentes ao caso”. O Itaú Unibanco destacou a disponibilidade em colaborar com o esclarecimentos dos fatos e pontuou já ter respondido a um ofício sobre o assunto em novembro do ano passado. Os demais envolvidos procurados pela reportagem não se manifestaram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Concertos marcam a agenda do Natal do Bem nesta semana

Nesta semana, os visitantes do Natal do Bem 2024 terão opções gratuitas de assistirem concertos natalinos e musical. Confira abaixo as atrações:

Orquestras Infantil Mozart e Sinfônica Pedro Ludovico
O Natal do Bem 2024 será cenário de um encontro especial nesta terça-feira (03/12). As Orquestras Infantil Mozart e Sinfônica Pedro Ludovico subirão ao palco com 110 músicos, alunos da Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França, para um concerto para lá de especial. A celebração natalina terá sucessos internacionais como White ChristmasCarol of the Bells e Christmas Festival, além das tradicionais músicas brasileiras como Surgem AnjosBoas FestasO Bom Velhinho, entre outros.

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

Natal de Encantos – O Musical
Na quarta-feira (0412), será a vez do musical Natal de Encantos que reunirá, no mesmo palco, artistas do canto, da dança, do circo, da ginástica e das artes cênicas. O espetáculo terá músicas que incluem clássicos de Natal e resgatam as tradições familiares e contará com tecnologia avançada em iluminação, som e painéis de LED.

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

Trio Baião de Dois no Natal do Bem
O trio Baião de Dois preparou uma série de músicas natalinas em diferentes estilos musicais (Foto: Vinicius Mendes)

Baião de Dois – Natal do Bem Sanfonado
O trio Baião de Dois também está entre as atrações da noite quarta-feira (04). Tendo o acordeão como principal instrumento, o grupo de coralistas preparou uma série de músicas natalinas em diferentes estilos musicais como o blues; jazz e afrosamba para o show. O evento terá, também, a participação de um intérprete em Libras.

Local: coreto do Natal do Bem 2024
Horário: 21 horas

Concerto de Natal – Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás traz para o Natal do Bem 2024 uma apresentação repleta de novidades, fazendo um passeio por diversos estilos e arranjos, tocando desde músicas clássicas de Natal até a consagradas músicas populares. Com a regência do maestro titular e diretor artístico, Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no maior Natal gratuito do Brasil na noite desta quinta-feira (05).

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

São Elas – show Novas Choronas
O show “Novas Choronas”, idealizado pelo grupo de choro “São Elas”, oferecerá ao público uma homenagem aos ilustres nomes que solidificaram o gênero musical Choro, considerado a primeira expressão musical urbana tipicamente brasileira. No repertório, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Waldir Azevedo, assim como clássicos natalinos como Jingle bells, Boas festas e Noite feliz. A apresentação acontece na quinta-feira (05).

Local: coreto do Natal do Bem 2024
Horário: 21 horas

Paz – A Cantata de Goiás
O Natal do Bem 2024 recebe na noite de sexta-feira (06), a apresentação inédita Paz – A Cantata de Natal. O espetáculo será uma fusão de canções natalinas e música sertaneja goiana. O repertório incluirá clássicos em arranjos especiais, com o uso de instrumentos típicos como a viola caipira, a sanfona e o berrante.

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

Quarteto Vocal Fátima
O Quarteto Vocal Fátima se apresenta nesta sexta-feira (06), no Natal do Bem 2024. O quarteto, formado pelas vozes de soprano, contralto, tenor e baixo, promete uma noite musical única, com arranjos vocais caprichados e com canções natalinas.

Local: coreto do Natal do Bem 2024
Horário: 21 horas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp