Hospital e Maternidade Dona Iris recebe ônibus do Hemocentro nesta sexta-feira

“Com o período de férias e chegada do feriado prolongado de carnaval cai o número de doadores, mas não a demanda por doações”
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) recebe nesta sexta-feira o ônibus do Hemocentro de Goiás para coletar sangue de voluntários. A unidade utiliza uma média de 80 bolsas de sangue por mês para atender os bebês internados, em especial os recém-nascidos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A campanha será realizada das 8 às 16horas.
Nos três últimos meses do ano passado foram utilizadas 233 bolsas de sangue na unidade e mais de 100 crianças foram beneficiadas. Com isso a biomédica do Laboratório Clínico e Agência Transfusional, Hérica da Costa explica a importância das doações. “Não há outro componente sintético que substitua o sangue quando alguém necessita dele e por isso dependemos das doações”, destaca.
As doações contribuem com o aumento dos estoques de sangue, e além disso, o objetivo da ação é despertar nas pessoas o hábito de doar regularmente sangue.  “Com o período de férias e chegada do feriado prolongado de carnaval cai o número de doadores, mas não a demanda por doações”, alerta a biomédica da Maternidade.
Como ser um doador:
Para doar a pessoa deve comparecer ao local com documento pessoal de identificação com foto emitido por órgão oficial, estar bem alimentado e hidratado, ter dormido bem na noite anterior e estar em bom estado de saúde. É necessário pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Os homens devem respeitar um intervalo de doação de dois meses e as mulheres de três meses. Ao final do procedimento o doador recebe um lanche e atestado de doação de sangue.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos