Vítimas de bullying podem fazer cirurgias plásticas no Mato Grosso do Sul

cirurgia_111115_agenciadenoticiasdoacre.creativecommons

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou que vai custear cirurgias plásticas em crianças e adolescentes que sofreram bullying. O programa prevê que o público-alvo tenha acesso a intervenções estéticas por questões como “orelha de abano”, “excesso de mama” e estrabismo. 

O governo ainda está trabalhando na estruturação do programa, a fim de detalhar como esses procedimentos serão realizados, e a Secretária Estadual Adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul adianta que as cirurgias irão começar a ser realizadas ainda neste semestre.

“A Secretaria de Educação identificou alguns casos, a gente sabe que não há só esse tipo de situação ligado à forma física, existem outros também. O que o estado quer é, na verdade, ser inclusivo, e ser inclusivo de todas as formas, inclusive nessa forma das cirurgias”, explicou Christine Maymone, secretária estadual adjunta de Saúde.

Procedimentos

Desenvolvido como método “preventivos ao bullying” o documento divulgou que entre os procedimentos que serão desenvolvidos pelo programa estão, rinoplastia, cirurgia de estrabismo, otoplastia, mamoplastia redutora, ginecomastia e correção de cicatrizes. 

Com isso, o governo anunciou que pretende colaborar com a autoestima dos jovens da cidade e combater problemas mais estruturais, como a evasão escolar. 

As cirurgias estéticas farão parte de um pacote maior, chamado de MS Saúde: mais saúde, menos fila, com um orçamento total de R$ 53 milhões. A partir do investimento, o estado pretende realizar 15 mil cirurgias que aguardam na fila de espera. Entre elas estão casos de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia. 

Além dos procedimentos, o governo quer contemplar mais 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, densitometria e endoscopia.

“Passamos por uma pandemia, as filas se constituíram novamente e agora se faz necessário um programa como esse. É para as pessoas que vamos trabalhar. Esse programa vem dar respostas para essas ações e estimativa para zerar essa fila até o final do ano”, destacou Eduardo Riedel (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, durante lançamento do programa, em Campo Grande.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos