Um levantamento identificou aumento no tráfego de veículos nas rodovias brasileiras com pedágio. A alta foi de 3,8% comparada a abril do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O maior fluxo ocorreu entre os de tipo leve. O índice positivo é ainda mais alto se avaliados os últimos 12 meses (4,9%).
“O resultado de pesados representa uma devolução do expressivo aumento do mês anterior, o que está associado com fatores de calendário. Do ponto de vista macroeconômico, a oscilação dos últimos resultados representa uma tendência de menor dinamismo, desempenho associado ao baixo dinamismo da produção industrial, que capta a diminuição da demanda interna por bens de consumo e encarecimento de insumos produtivos”, destacam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso.
Apesar das estatísticas animadoras, os especialistas acreditam que o cenário pode mudar. Eles apontam fatores como crédito, desemprego e inadimplência como possíveis “freios” da sequência de alta. No caso dos veículos pesados, a perspectiva também é de desaceleração do fluxo por causa das alterações nas safras agrícolas. A análise é mais favorável para os veículos leves, principalmente entre as famílias de maior renda.
Goiás tem nove praças de pedágio em rodovias federais BRs-153, 080, 040, 114, 050, 060 e 262. A saída da Triunfo Concebra da administração da BR-153 tem data marcada, mas a chegada da substituta ainda é uma incógnita. Uma nova empresa deve assumir o trecho somente no final de 2023, se não houver imprevistos. Em novembro de 2023 termina o prazo acordado entre a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para administrar o trecho onde passam milhares de veículos diariamente.
Estatística
Abril de 2022 comparado a abril de 2023:
↑ 3,8 (↑ 5,6% veículos leves e ↓1,9% em veículos pesados)
Abril de 2022 até abril de 2023:
↑ 4,9 (↑ 6,1% veículos leves e ↑1,4% em veículos pesados)
Fonte: ABCR