Vencedor do prêmio Goiás Sustentável em 2022, o Sistema de Informações Geográficas Ambientais do Estado de Goiás (Siga) transformou-se em protagonista na luta que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) trava contra os danos ambientais no Cerrado.
Graças ao Siga, o volume de autuações por infração ambiental (relacionadas a desmatamento, incêndios, loteamentos irregulares, barragens sem licença e uso de água sem outorga) cresceu mais de 255% em uma comparação entre 2019, último ano sem a implementação do programa, e 2022. “A plataforma está no ar desde 2020 e tem alcançado resultados eficientes no combate ao desmatamento em Goiás”, explica o coordenador do sistema, Murilo Cardoso.
“Com a sistematização de dados, os analistas e fiscais hoje têm o acesso rápido e otimizado às informações”, diz Murilo. “Além do mais, como o Siga conta com tecnologias de inteligência artificial e redes neurais, é possível detectar com mais rapidez novos focos de desmatamento e de incêndio e, por consequência, tomar decisões mais ágeis”, complementa.
A partir do Siga, a Semad iniciou o processo de autuação remota, pelo qual o analista avalia uma denúncia de desmatamento com base em dados de satélite e valida, ou não, a infração ambiental.
“Caso tenha existido uma ação ali, a pasta prossegue na construção dos mapas e do relatório. Em seguida, lavra os autos de infração e os encaminha pelo correio, fechando o processo totalmente remoto de autuação por danos ambientais”, conclui o coordenador do Siga.
Goiás Sustentável
Em junho, a Semad realiza a edição de 2023 do prêmio Goiás Sustentável. A exemplo do que fez com o Siga no ano passado, o governo vai laurear projetos e iniciativas que contribuem para proteção do meio ambiente e disseminação de práticas comprometidas com a sustentabilidade.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio. Os três finalistas de cada uma das seis categorias serão divulgados no dia 31 deste mês. As categorias são: Inovação, Ciências e Educação; Atividade Rural e Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública e Autoridade Pública; Terceiro Setor; Imprensa; e Servidor Público.
O processo de inscrição é gratuito e pode ser feito neste link. Os concorrentes podem inscrever mais de um projeto, mas devem observar os critérios dispostos no regulamento da premiação. Para os vencedores e finalistas do Prêmio Goiás Sustentável, serão concedidos os direitos de uso dos “Selo Prêmio Goiás Sustentável: Finalista”, “Selo Prêmio Goiás Sustentável: Vencedor” e do Selo Prêmio Goiás Sustentável: Vencedor Geral”.