O Governo de Goiás inaugurou nesta terça-feira, 23, o estande do Protocolo Todos por Elas – Não é Não, na 76º Exposição Agropecuária de Goiás, em uma ação da Rede de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O evento dá início a uma mobilização local em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais e apresentações artísticas para divulgação de informações sobre o protocolo.
Foram distribuídos panfletos, fixados cartazes em banheiros de ambos os sexos, encenação do símbolo de socorro Não é Não, orientações para baixar o App Mulher Segura, entre outras ações realizadas pela “Blitz Mulher”. No estande voltado para o público feminino, é possível realizar denúncias, receber orientações jurídicas e psicológicas. O espaço também tem direcionamento de cursos de qualificação e capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência, apresentações artísticas, maquiagem e massagem.
O secretário da Seds, Wellington Matos, destaca que a exposição agropecuária é uma excelente oportunidade de divulgação do protocolo. “Temos uma grande concentração de estabelecimentos, eventos e público exatamente para os quais a ferramenta se destina”, afirma Matos.
Criação
O protocolo Todos por Elas foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Seds, com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e lançado pelo governador Ronaldo Caiado no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O objetivo é incentivar bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral a apoiar mulheres em situação de risco. A orientação é para que os estabelecimentos acolham os pedidos de ajuda, providenciando às vítimas maneiras para fazer a denúncia e até mesmo transporte para deixar o local. O slogan é “O pacto é não calar, denunciar e salvar vidas”.
A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), a partir de modelo semelhante adotado em Barcelona, na Espanha.