Ministério da Saúde divulga 188 vagas para programa Mais Médicos em Goiás

Ministério da Saúde divulga 188 vagas para programa Mais Médicos em Goiás

O Ministério da Saúde divulgou um edital com 188 vagas para o programa Mais Médicos em Goiás. As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira, 26, e vão até a próxima quarta-feira, 31. A previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios em junho.

Ao todo, são 5.970 vagas ofertadas para todo o Brasil e com prioridade para profissionais formados no país. Os interessados podem se inscrever pelo site e selecionar os locais de atuação entre os dias 1ª e 5 de junho. 

O programa Mais Médicos garante atendimento médico em regiões de baixo assistencialismo, dando oportunidade, qualificação e aperfeiçoamento aos profissionais, além de benefícios para as áreas de vulnerabilidade.

Os candidatos que permanecerem por um período de 48 meses nas regiões devem receber um total de R$ 120 mil. Quem é estudante do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) pode receber o valor de até R$ 475 mil como incentivo do Governo Federal. O tempo de atuação é de quatro anos, podendo ser prorrogado.

Apesar do programa dar prioridade aos formandos do Brasil, podem se inscrever também brasileiros formados no exterior e estrangeiros. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a justificativa dos incentivos dados aos novos inscritos acontece devido ao fato de 41% dos participantes desistirem do programa durante o processo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp