OVG recebe unidade móvel do Hemocentro

OVG recebe unidade móvel do Hemocentro

Com o objetivo de manter abastecidos os estoques de sangue dos hospitais da rede pública em todo o estado, a sede da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe, nesta quinta-feira (25/05), a unidade móvel do Hemocentro.

Das 8 às 16h, serão realizadas a coleta de sangue e o cadastro para medula óssea. A OVG fica no setor Bueno, em Goiânia. “Nossa missão é ajudar quem mais precisa, e o cuidado com as pessoas que necessitam de transfusão de sangue também é responsabilidade social. Colaboradores da OVG, bolsistas do ProBem e a comunidade em geral terão a oportunidade de experimentar o voluntariado”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado.

Doação na unidade móvel do Hemocentro

Para realizar a doação de sangue, é preciso estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

O cadastro para possível doação de medula óssea é realizado ao mesmo tempo, bastando o doador informar o interesse durante a triagem.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. No caso da imunização contra a Covid-19, é preciso esperar sete dias. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas.

Bolsistas do ProBem devem fazer agendamento na Central de Bolsistas para que a ação solidária seja contabilizada no Banco de Oportunidades, criado pela atual gestão com o objetivo de integrar os estudantes a ambientes de trabalho e também aproximá-los de ações sociais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos