Em 2027, a expectativa é que cerca de 23% dos empregos mudem, sendo 69 milhões criados e 83 milhões eliminados. A previsão apontada no relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial (FEM). O documento sugere que a transição verde e a localização das cadeias de fornecimento levarão ao crescimento líquido dos empregos.
Essas mudanças são esperadas porque o mercado de trabalho funciona em constante evolução e, naturalmente, as habilidades também devem sofrer mutações e serem aprimoradas. Entretanto, as profissões do futuro não exigirão apenas habilidades técnicas, também chamadas hard skills, mas também as comportamentais, as soft skills. Com isso, a capacidade de comunicação efetiva, inteligência emocional e predisposição para liderança serão os trunfos dos próximos anos.
Segundo o relatório, a adoção de tecnologia e o aumento do acesso digital também criarão um crescimento líquido de empregos, mas com maiores compensações de perdas e o crescimento econômico mais lento, a escassez de oferta e a inflação representam os maiores riscos para os empregos. Apesar de as habilidades comportamentais serem importantes para o mercado, a tecnologia segue como protagonista.
A FEM prevê que empregos como especialistas em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade e analista de inteligência de negócios sejam os que tenham o crescimento mais rápido. A diretora administrativa da instituição, Saadia Zahidi, afirma que os últimos anos contribuíram para que as pessoas tivessem muitas incertezas.
“Para as pessoas em todo o mundo, os últimos três anos foram repletos de agitação e incerteza para suas vidas e meios de subsistência, com a covid, mudanças geopolíticas e econômicas e o rápido avanço da IA e outras tecnologias agora correm o risco de aumentar a incerteza. A boa notícia é que há um caminho claro para garantir a resiliência. Os governos e as empresas devem investir no apoio à mudança para os empregos do futuro por meio da educação, da requalificação e de estruturas de apoio social que possam garantir que os indivíduos estejam no centro do futuro do trabalho”, afirma..
Habilidades
Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn comprova os dados do relatório Future of Jobs a respeito das habilidades comportamentais. De acordo com os dados coletados em uma pesquisa realizada com mais de 5 mil profissionais de Recursos Humanos (RH), 80% dos entrevistados afirmaram que as soft skills são muito importantes para o sucesso dos negócios e 89% relataram que a falta das competências sociais está entre os motivos de contratações falhas.
Habilidades em resolver problemas, colaboração, inteligência emocional e criatividade juntamente com as habilidades técnicas são o segredo do sucesso futuro. Além disso, a capacidade de pensamento analítico, ou seja, saber interpretar números e extrair informações relevantes para determinar os próximos passos da empresa também são importantes.