Com o Dia dos Namorados se aproximando, os consumidores apaixonados já estão se planejando para presentear a pessoa amada. A sondagem realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia aponta que 65% dos goianienses pretendem presentear durante a comemoração e, considerando a população economicamente ativa, o comércio deve receber cerca de 700 mil pessoas nos próximos dias.
Em relação as intenções de compra, Goiânia ficou acima da média nacional, alcançando 61%, conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia, essa é uma data importante para a economia, tanto local quanto nacional. “Além do movimento nas lojas, restaurantes, bares, hotéis e motéis também recebem uma alta demanda”, explica.
Apesar de o nome ser Dia dos Namorados, os casados saíram na frente nas intenções de comprar, representando 58%, enquanto os namorados apresentam 32%. Há ainda a categoria dos ficantes, que também pretendem presentear aquela pessoa especial, mas esses são minoria, correspondendo a 4%.
O ticket médio de 2023 ficará em torno de R$ 150,00 por presente, sendo a média de um presente por consumidor. Daqueles que pesquisarão preços, estão 85% dos entrevistados, 28% dos entrevistados informaram que devem investir o mesmo montante que em 2022 e 19% gastarão mais que no ano passado.
No que se refere aos tipos de presentes, as roupas lideram a preferência assumindo o lugar de presente favorito para 30%. Em seguida vem perfumes e cosméticos (15%), joias e acessórios (13%) e calçados e chocolates (12% cada).
Forma de pagamento
A maioria dos consumidores tem preferência em pagar o presente parcelado, por meio do cartão de crédito (26%). Em segundo lugar vem o Pix, com 22%, e o cartão de débito, com 19% dos que comprarão presentes.
Os que pretendem finalizar a compra no cartão de crédito à vista representam 16%, com dinheiro, 15%, e com crediário próprio, apenas 2%.
Escolha do local
Além disso, para realizar a compra, mais da metade pretende ir até o local (67%) e, desses, 44% disseram que irão ao shopping, enquanto 33% afirmam que vão nas lojas de rua e 11% não se decidiram ainda. Dos entrevistados, 33% pretendem comprar pela internet, sendo que 37% desses devem acessar diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas, 25% buscarão em sites de pesquisa e 24% utilizarão aplicativos.
Mas afinal, o que diferencia o local de compra? Segundo os resultados da sondagem 32% dos entrevistados que preferem o atendimento presencial responderam que procuram melhores preços e promoções, 24% consideram a localização da loja e 13% buscam melhor atendimento. Já em relação aos consumidores do online, 28% procuram os melhores preços e promoções e 18% querem praticidade. Além disso, quanto ao frete grátis e qualidade, 17% responderam que esse é o diferencial necessário.
Data
Na semana que vem, 49% dos consumidores devem ir às compras, podendo ser a semana mais movimentadas no comércio. Já os que vão deixar para a última hora, correspondem a 7% dos respondentes da pesquisa, devendo buscar pelo presente na véspera ou no dia da comemoração.