Número de brasileiros detidos no exterior triplica nos últimos 11 anos

Número de brasileiros detidos no exterior triplica nos últimos 11 anos

A quantidade de brasileiros presos no exterior triplicou nos últimos 11 anos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Itamaraty, o total de cidadãos do Brasil em penitenciárias de outros países em 2022 era 7,8 mil. O número é 212% maior em comparação com os dados de 2011, quando 2,5 mil pessoas foram detidas em outras nações.

Ainda há 37,3 mil brasileiros que não entraram no índice e que foram detidos ao tentar cruzar a fronteira dos Estados Unidos de forma irregular. Os dados foram divulgados pelo governo dos EUA.

Dados enviados pelo Ministério das Relações Exteriores ao Metrópoles, via Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que a América do Norte registra o maior número de prisões de brasileiros, com 4 mil detidos. Já no México são 3.709 brasileiros detidos por infração às regras de ingresso ao país, enquanto a Europa registra cerca de 2 mil indivíduos. 

Prisões

Segundo o levantamento, o narcotráfico ou posse de drogas é a principal razão das prisões de brasileiros no exterior. Os outros casos estão ligados a infrações contra regras migratórias. Contudo, o Itamaraty não informou o motivo de outras 700 prisões nem especificou se há eventuais prisões políticas em ditaduras internacionais. 

Desse total de brasileiros condenados, 39 cumprem prisão perpétua. Já outros 23 deles têm direito a condicional ou liberdade antecipada. Outros 16 não poderão voltar a viver em liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos