Jogos Abertos de Goiás 2023: Etapa define primeiros classificados para fase regional

df9057a9-5f22-4745-842c-6bf5055a93cd

Tiveram início neste fim de semana os Jogos Abertos de Goiás edição 2023. A competição organizada pelo Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), realizou suas primeiras etapas, nas cidades de Campos Belos e Quirinópolis. Cerca de 750 atletas de 14 municípios participaram deste primeiro final de semana de jogos, em que foram conhecidas as equipes classificadas para a etapa regional.

Em Campos Belos, sete cidades do Nordeste goiano e da Região do Entorno do Distrito Federal competiram em busca de vagas para a etapa regional de Alvorada do Norte, que será disputada entre os dias 25 e 27 de agosto. Os donos da casa avançaram nos dois naipes do futsal, além do vôlei e handebol masculino. Outras cidades que classificaram equipes foram Formosa, Planaltina de Goiás, Alto Paraíso e Monte Alegre de Goiás.

Já em Quirinópolis, outros sete municípios disputaram vaga para próxima fase da competição. A dona da casa se classificou para o futsal masculino e feminino, juntamente com Inaciolândia (masculino) e Gouvelândia (feminino). No vôlei masculino deu Quirinópolis e Turvelândia. No feminino foi a vez de Santa Helena de Goiás e Itumbiara, que também passou para a outra fase no handebol (masculino e feminino). No basquetebol, apenas masculino, Acreúna e Itumbiara se classificaram.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, exaltou a participação dos municípios na primeira etapa. “O grande intuito desta competição é fomentar o esporte em todos os cantos de Goiás. E a cada ano vamos atingindo esse objetivo com os Jogos Abertos. Neste fim de semana, movimentamos dois extremos do nosso Estado, do Sudoeste ao Nordeste, com grandes disputas e confraternizações entre os municípios”, declarou.

A fase regional para os classificados está agendada para os dias 25 e 27 de agosto, em Acreúna. Os Jogos Abertos de Goiás voltam daqui a dois fins de semana, com etapas em Campo Limpo de Goiás e Mineiros, entre os dias 16 e 18 de junho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos