Cuidador de idosos: promissora, área cresce mais de 500% em 10 anos

“Sempre gostei de cuidar de pessoas e com o passar dos anos veio a opção pela faculdade de enfermagem, o que nada mais é do que literalmente cuidar”, afirma a enfermeira Bethania Zago. No Brasil, mais de 34 mil pessoas trabalham como cuidadoras, representando crescimento de 547% em 10 anos, conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência.

A enfermeira iniciou a rotina de cuidadora ainda na adolescência, fator que a motivou continuar atuando na profissão. Bethania investiu no segmento e criou a própria empresa de cuidadores de idosos: a Cuidare Bueno. Após 20 anos trabalhando com cuidados, a profissional ressalta que a motivação agora é levar melhores condições de vida tanto para o paciente quanto para as famílias. “Eu levo qualidade através de um cuidado humanizado, vendo o meu paciente não apenas como alguém que necessita de cuidados, mas buscando sempre resgatar nesse idoso a autonomia”, explica.

Muitas pessoas optam por serem cuidadoras de idosos, por ser considerada uma ocupação promissora. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ritmo de envelhecimento da população brasileira está acelerado e a expectativa é que em 2050 o país tenha mais idosos do que crianças. Além disso, estima-se que o Brasil será composto por um quarto da população com mais de 65 anos (25,5%), em 2060.

A diretora da empresa Escolha Certa Cuidadores de Pessoas, Luciane Lima, analisa que mesmo que a economia não estivesse nos seus melhores anos, a área não seria impactada. “Mesmo com a economia enfraquecida, a ocupação de cuidador de pessoas cresce por dois grandes motivos: há cada vez mais idosos no país e serviço de saúde é um dos últimos a serem cortados em cenário de crise. As famílias tentam sacrificar outro tipo de consumo, mas mantem o cuidado com a saúde dos seus entes queridos”, explica.

A proprietária da agência Cuidare Goiânia, Bethania Zargo, trabalha há 20 anos na área

Em Goiás, no período de 2010 a 2016, a quantidade de vínculos da Ocupação de Cuidadores saltou de 434 pessoas para 921, representando um crescimento de 36%. Na Cuidare, empresa de Bethania, atuam aproximadamente 20 cuidadores e a unidade no Setor Bueno, em Goiânia, é apenas uma dentre 70 espalhadas pelos municípios brasileiros. “Trabalhamos com os cuidados no domicílio e em instituições de saúde onde o paciente estiver”, diz.

Pré-requisitos

A profissão ainda não é regulamentada, mas de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o profissional deve ser formado em cursos com carga horária de 80 a 160 horas, ter acima de 18 anos e ensino fundamental completo. Para complementar as exigências, o Ministério do Trabalho aponta que o acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação básica.

Bethania afirma que é fundamental que os cuidadores atendam outros pré-requisitos. “O cuidador deve ter conhecimento científico, proatividade, bom senso, aparência pessoal, higiene, carinho e empatia”. Sobre remuneração, um levantamento da Catho, site de vagas de emprego, projeta que um cuidador receba mensalmente a média R$ 1.420. Entretanto, há casos de empresas especializadas em cuidados que contratam com salários de até R$ 3 mil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos