Missão comercial do Governo de Goiás à China é liderada por Daniel Vilela

China

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, embarca na próxima quinta-feira, 08, para a China. Ele lidera a primeira missão comercial do Governo de Goiás neste segundo mandato do governador Ronaldo Caiado. Daniel estará acompanhado por empresários goianos, incluindo produtores, comerciantes e representantes do setor produtivo.

O objetivo da viagem do grupo goiano à China é estabelecer novas relações comerciais com aquele país asiático, expandindo as exportações goianas com um dos maiores mercados consumidores do mundo.

Segundo o vice-governador, a visita à China vai fortalecer as relações já existentes e estabelecer novas conexões com investidores do país asiático. “Estão indo pessoas interessadas em vender seus produtos e em encontrar novos fornecedores; mas nós, do Governo do Estado, temos o objetivo de mostrar como Goiás é solo fértil para investimentos, não só no setor de agronegócio, como também para indústrias, tecnologia e inovação”, aponta.

O roteiro de visitas inclui empresas, parques tecnológicos e indústrias. O vice-governador quer propor cooperação nas áreas de alimentos, agricultura, farmoquímicos, automação, mobilidade, maquinários, equipamentos agrícolas, saúde e tecnologia.

A comitiva com Daniel Vilela à frente também tem como objetivo preparar a ida de uma missão comandada pelo governador Ronaldo Caiado, no segundo semestre deste ano também para a China. “Vamos conhecer e entender o que é mais viável para estabelecer relações com nosso estado. A partir disso, vamos encaminhar e adiantar as propostas para que o governador, em um segundo momento, venha para consolidar as tratativas que resultarem em investimentos e que atendam as demandas dos empresários goianos”, destaca o vice-governador.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos